Wilma de Faria confirma sua indicação para Sudene

Ricardo Araújo – repórter

A ex-governadora Wilma de Faria é indicada pelo presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Eduardo Campos, para assumir o cargo mais alto da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).  Com isto, as notícias veiculadas pelo deputado estadual Ezequiel Ferreira no twitter, de que seu primo e também ex-governador do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira de Souza, assumiria o cargo de superintendente do órgão, são improcedentes.  

arquivo/TNWilma foi escolhida pelo presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB, Eduardo CamposWilma foi escolhida pelo presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB, Eduardo Campos

Durante as comemorações do seu aniversário no mês passado, Wilma de Faria teve uma conversa particular com o presidente do PSB, Eduardo Campos, além de ter dialogado com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Na época, o assunto que circulava na esfera política era de que a professora assumiria o Banco do Nordeste, enquanto Iberê ficaria com a Sudene conforme postara Ezequiel Ferreira no microblog. O ex-governador negou a indicação e não se pronunciou mais a respeito do assunto.

 Algumas pistas de que algo de maior relevância havia sido discutido com Eduardo Campos e Wilma de Faria, foram dadas pela própria ex-governadora durante seu discurso de agradecimento as pessoas que estiverem presentes em sua missa de Ação de Graças pela passagem do seu aniversário, na igreja Nossa Senhora do Líbano no dia 17 de fevereiro. Na ocasião, ela disse: “De uma coisa eu tenho certeza: nunca deixarei de trabalhar pelo Rio Grande do Norte. Tenham certeza de que dias melhores virão”.

 Com discrição, Wilma de Faria assumiu a indicação quando questionada mas não teceu maiores comentários sobre a escolha do seu partido. “Existe o convite. Meu partido é quem está me indicando e a ideia foi bem recebida pela presidenta Dilma e pelo ministro Antônio Palocci”, ressaltou Wilma. Direta, ela disse que estes eram os únicos comentários que poderia fazer até o momento. 

Sudene foi criada em 1959

A Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) foi criada em 1959 pelo então presidente Juscelino Kubitscheck. O idealizador do projeto que transformaria econômica e socialmente a região Nordeste foi elaborado pelo economista Celso Furtado. Na ocasião, ele assumiu a superintendência do órgão cujo orçamento não poderia ser inferior a 25 da carga tributária total do país. Todos os órgãos que atuavam na região estavam submissos às aprovações da Superintendência.

Cercada de irregularidades e denúncias de desvios bilionários – cerca de R$ 2,2 bilhões – de verbas destinadas ao crescimento do Nordeste, a Sudene foi fechada em 2001. No ano 2000, Antônio Carlos Magalhães e Jader Barbalho, brigaram pelo cargo de superintendente do órgão. Jader ganhou, mas poucos meses depois renunciou devido à prisão de pessoas ligadas a ele que eram suspeitas de desviar dinheiro. O então presidente Fernando Henrique Cardoso extinguiu a Superintendência e criou a Agência de Desenvolvimento do Nordeste (ADN).

 A Sudene que é uma autarquia especial, administrativa e financeiramente autônoma, integrante do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal, foi recriada pela Lei Complementar nº 125, de 03/01/2007. A sede é Recife e está  vinculada ao Ministério da Integração Nacional. Tem como missão promover o desenvolvimento includente e sustentável de sua área de atuação e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional.
Fonte:Tribuna do Norte

Deixar um comentário