Governadora participa de abertura do “Motores do Desenvolvimento”

Por Assecom RN
Elisa Elsie
Governadora discursa no Seminário Motores do Desenvolvimento

A governadora Rosalba Ciarlini participou nesta segunda-feira (11) da abertura da 9ª edição do seminário Motores do Desenvolvimento do RN. Debatendo os temas de Inovação e Tecnologia, o evento contou com a participação do Ministro da Educação, Fernando Haddad; representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia e da secretária de estado da Educação e Cultura, Betânia Ramalho.

Para a governadora, a oportunidade de debater sobre temas como ciência e tecnologia são iniciativas que refletem diretamente no desenvolvimento do Rio Grande do Norte. “O Ministério da Educação tem apoiado muito a pesquisa no nosso estado, principalmente através do Instituto Internacional de Neurociências e do Instituto Internacional de Física, mas precisamos fazer nossa parte localmente, através das metas que poremos no Plano Estadual de Educação”, disse a Governadora.

Rosalba também reafirmou o compromisso do Governo Estadual com o desenvolvimento da pesquisa, ciência, tecnologia e inovação. “Já pagamos e regularizamos a situação de vários editais da Fapern, assim poderemos lançar novos editais e aumentar ainda mais o estímulo para a pesquisa no estado”, disse a Governadora.

Para o ministro Fernando Haddad, o tema da educação deve ser suprapartidário, superando mudanças de gestão com a manutenção dos Planos de Educação do Governo Federal.

Segundo Haddad, a nova meta do Governo Federal é aumentar para 7% do PIB o investimento mínimo em educação. Atualmente o Brasil investe 5%. “Em breve o Brasil vai ter como realidade um número menor de crianças e jovens e uma verba maior para investimento em educação. Queremos que isso tenha um reflexo direto na qualidade do ensino que será oferecido”, disse o Ministro.

O Seminário contou também com a presença do Ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho; do presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ricardo Motta; do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama; do reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Ivonildo Rego, dos Deputados Federais Henrique Eduardo Alves, Fábio Faria e Fátima Bezerra; dos Deputados Estaduais Fernando Mineiro, Walter Alves, Hermano Morais, Rogério Marinho e Fernando Mineiro.

Deixar um comentário