Políticos & Política – Lenilson

ROSALBA VAI SE AFASTAR DO GOVERNO

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) vai se afastar por pelo menos 15 dias de suas funções no governo. Licença para bangolar um pouco pela Europa.

Vai visitar filha, genro e netos na Alemanha e descansar.
O vice-governador Robinson Faria (PMN), que faz o mesmo pelos Estados Unidos, já foi avisado de que deverá se apressar no retorno, para ocupar a titularidade do cargo.
 
Os problemas do PSD começaram por aqui também 2
É claro que feita a acomodação pelo interior, com prefeitos, vereadores, lideranças se transferindo para o PSD, o vice governador vai mostrar suas armas.

Sem sossego no comando do DEM, Agripino explica crise
Em 1998, na reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso, o PFL tinha 105 deputados. Hoje, o DEM tem 43 deputados. Ou seja: em 13 anos, de nome novo e na oposição, o partido reduziu-se a menos da metade do que foi em seu auge. 


E a perda pode ser ainda maior com o assédio que o DEM vem sofrendo após a criação do PSD.
Uma das estrelas do partido, administrador da maior vitrine que restou ao DEM, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, deixa o partido para criar sua própria legenda. E leva com ele, entre outros, uma estrela em ascensão: o candidato a vice-presidente da República na chapa oposicionista de José Serra, Índio da Costa (RJ). 

Kassab em São Paulo era a vitrine que restava ao DEM depois da prisão e renúncia do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, que arruinou seu governo e a reputação do seu partido em Brasília ao ser flagrado liderando um dos maiores esquemas de corrupção de que já se teve notícia no país.  

Problemas pelos estados. Crises herdadas da gestão anterior no partido, de seu primo em segundo grau, deputado Rodrigo Maia (RJ). Desde que assumiu o partido, tentando apagar com a sua experiência os diversos focos de incêndio que encontrou, o senador José Agripino Maia (DEM-RJ) não tem conseguido um minuto de sossego. 

O emagrecimento do DEM oposicionista em oposição ao PFL governista o amargura. “No Brasil, infelizmente, partidos de oposição têm bem menos chances de sobrevivência”, constata. “Esse é o preço que nós pagamos por sermos oposição”, diz ele.

Veja entrevista com José Agripino clicando AQUI, em que ele tenta explicar crise no DEM, relação com o poder e outros aspectos do atual momento da política partidária e nacional.

Fonte:Blog Carlos Santos
PSD COM QUEM FICARÁ EM NOVA CRUZ?
Foto:Divulgação

Com quem ficará o novo partido do PSD na cidade de Nova Cruz, de um lado o grupo político liderado pelo ex-vereador Marcelo Junior, já se articula para comandar a nova sigla partidária. Do outro lado da história o vereador Dinho do partido do PMDB, revela que se conquistar a sigla através da sua líder deputada estadual, Gesane Marinho, toparia se desligar do PMDB para assumir o PSD na cidade de Nova Cruz. O vereador já se articula para um projeto de vice – prefeito, com o comando da nova sigla já da o direito de reivindicar o espaço desejado.  
Outro ponto, qual será o partido que o ex-prefeito Cid Arruda deverá migrar, atualmente está filiado ao PMN. Nos bastidores a expectativa é que, o ex-prefeito deixará o PMN, e deve seguir para os partidos do PSB ou PT. Caso o mesmo participe do PSD, provavelmente ficará com o comando na cidade de Nova Cruz e continuará aliado de Robinson. Vamos aguardar os acontecimentos… Se não acontecer. O ex-prefeito provavelmente irá romper também com o vice – governador…     

Mas não se faz omelete sem quebrar os ovos.

Criar o novo partido vai deixar um rastro de insatisfação, de conflitos de interesses, de choque nas posiçòes por todo o Estado.

E não foi pra isso que Robinson Faria está mudando de partido. Ele quer cresdenciar-se ainda mais nas futuras eleições, reajustando a correlação de forças.
Se fosse somente algo interno, tudo bem.
Mas ele vai precisar de aliados. E ao procurá-los encontrará mágoas, ressentimentos e contrariedades.
Afinal, o PSD nasceu para “destruir o DEM”.
Como Blog antecipou, Antônio Jácome assume comando do PMN no Estado e vai estrear nas inserções na TV

Foto:Divulgação

O Blog antecipou na semana passada que o deputado-pastor Antônio Jácome assumiria o comando do PMN no Rio Grande do Norte. Ao abandonar a sigla para se filiar ao PSD, o vice-governador Robinson Faria perde o comando do partido.

Segundo publicou a colega Thaisa Galvão, na próxima segunda-feira (18), quando as inserções do PMN entrarem no ar em cadeia de TV, em vez dos pemenistas Robinson Faria e Fábio Faria, entrará no ar Antônio Jácome. O pastor que foi o deputado estadual mais votado no ano passado, já foi informado pelo diretório nacional do PMN, que Robinson entregou ao diretório nacional uma carta-renúncia. Onde além dele, todo o diretório pede pra sair.
Fonte:Blog Marcos Dantas
Principal aliado de Dilma no Estado, Henrique veste sua camisa verde e vai prestigiar o PSDB, maior adversário do PT
O projeto principal do deputado federal Henrique Eduardo Alves, depois que conseguir ser eleito para a presidência da Câmara dos Deputados em 2013 será disputar uma cadeira no Senado Federal em 2014… Para isso, Henrique não se importa com as incoerências políticas no plano nacional e estadual…
Neste sábado (16), Henrique estava na Câmara Municipal do Natal com sua camisa verde de velhas lutas… Ao lado dele na mesa tucana, os principais adversários da presidente Dilma Rousseff (PT) como o deputado pernambucano Sérgio Guerra, que preside o PSDB nacional… Em Brasília, Henrique é um fervoroso defensor de Dilma… Aqui no Estado, até parece mais um aliado dos adversários do Governo Federal…

De verde o deputado federal Henrique Alves ao lado da governadora Rosalba



Dos 153 municípios onde o PDT está presente, apenas cinco diretórios e duas comissões estão vigentes
A informação de que o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, que preside o PDT potiguar vai conversar com cada cidade onde o partido estar presente, para definir o comando local em cada caso, não vai demorar muito. De acordo com informações, o PDT está presente em 153 municípios, mas 43 diretórios e 103 comissões provisórias da sigla estão “caducas”. No Seridó, apenas os diretórios de Caicó e Serra Negra do Norte estão vigentes.
Outros diretórios como Afonso Bezerra, Angicos, Lagoa de Velhos tiveram sua renovação realizadas até o período das eleições municipais. As comissões provisórias de Natal e Parnamirim também foram renovadas com vigência até junho e julho deste ano, respectivamente. Os demais municípios, as lideranças terão que conversar em particular com Carlos Eduardo, salvo uns que serão recebidos.
Prefeitos do PDT que não apoiaram a candidatura de Carlos Eduardo ao Governo não terão legenda para 2012

Foto:Divulgação


Essa o Blog conta em primeira mão… O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, que preside o PDT no Rio Grande do Norte já teria tomado uma decisão, em retaliação ao que passou na campanha do ano passado. Os filiados com mandato ao PDT que vão precisar da legenda para disputar as eleições municipais do próximo ano vão ter que ralar…
Como seu foco estar voltado para a capital em 2012, Carlos Eduardo não pretende conceder o comando do PDT em cidades onde as lideranças não apoiaram sua candidatura. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores que comandam o PDT em seus municípios, mas que feriram a Lei de Fidelidade Partidária em 2010, sequer estão sendo recebidos por Carlos Eduardo, na sede do PDT em Natal. As informações foram repassadas por uma fonte que tem acesso ao ex-prefeito e também ao ex-deputado Álvaro Dias, que foi seu vice-governador.

Deu no Blog Ricardo Noblat
POLÍTICA
Tucanos massageiam ego dos socialistas
Ilimar Franco, O Globo
O PSDB já começou a trabalhar para separar o PSB do bloco petista, tendo em vista as eleições presidenciais de 2014.
Nos contatos com dirigentes socialistas, os tucanos procuram explorar o fato de o PSB ter crescido nas últimas eleições, mas não em participação no governo Dilma Rousseff.
E os tucanos acreditam que está se esgotando o espaço de convivência, no mesmo campo político, do PSB com o PMDB
POLÍTICA
FUSÃO GANHA FORÇA NO DEM
João Bosco Rabello, Estado de S.Paulo
Com 33 deputados federais e, por ora, dois senadores, o Partido Social Democrático (PSD) deixa de ser um projeto político e se consolida como novo ator no cenário político nacional.
Mais sete deputados são esperados pelos fundadores da legenda nos próximos dias e até o DEM considera iminente a adesão do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo.
A adesão de Colombo é considerada a certidão de óbito do DEM, cuja fusão ao PSDB se tornaria inevitável. Com apenas um governo estadual, o do Rio Grande do Norte, e já menor do que a dissidência que originou o PSD, o DEM tem nos tucanos sua única perspectiva de poder político.
Nesse ritmo, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, calcula que até setembro o PSD terá 50 parlamentares. Mesma estimativa do tesoureiro e estrategista do DEM, Saulo Queiroz, que neste final de semana acertou sua filiação com Kassab.
Os mentores do PSD não estão preocupados com as críticas à falta de cara do partido – “nem de centro, nem de direita, nem de esquerda”, como (não) definiu Kassab. Sustentam que a cara existe – e é a do velho PFL, cujo projeto de renovação deu com os burros n’água.
A indefinição – se situação ou oposição – atende às conveniências do PSD e do governo nesse momento. O primeiro ganha número por não condicionar adesões a perfil ideológico; o segundo avalia que reduz sua dependência da atual base aliada com uma nova opção de alianças pontuais no Congresso.
Atualização das 15h48 – O deputado Rodrigo Maia (RJ), ex-presidente do DEM, argumenta que os interessados em “fusão” foram derrotados na última reunião do comando do partido. Eram aqueles que queriam migrar para o partido do Kassab. E migraram.

Deixar um comentário