Políticos & Política – Lenilson

Ricardo Motta recebe homenagem do Exército

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ricardo Motta, foi um dos homenageados durante a solenidade comemorativa ao Dia do Exército na noite desta terça-feira(19).
Ricardo Motta recebeu das mãos do General de Brigada, Fernando Maurício Duarte Melo, o diploma e medalha de Colaborador Emérito do Exército.

Ainda foram homenageados a governadora Rosalba Ciarlini, o comandante geral da Polícia Militar Coronel Araújo, o juiz federal Ivan Lira de Carvalho e o secretário estadual de Segurança Pública e da Defesa Social Aldair da Rocha.

O vice-governador e secretário estadual do meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Robinson Faria, também esteve presente ao evento.
Ricardo Motta, General Fernando Maurício, Rosalba Ciarlini e Robinson Faria

Getúlio apresenta números das finanças do Estado diferentes dos narrados por Mineiro

Foto: Assecom/AL
O deputado Getúlio Rêgo(foto), líder do governo na Assembléia Legislativa, fez uma exposição dos números da execução orçamentária desde o início da administração Rosalba Ciarlini. Foi durante a sessão desta quarta-feira(20) da Assembléia Legislativa.

Segundo o deputado, o governo arrecadou R$ 1 bilhão 898 milhões, 939 mil 167, mas o saldo em caixa é de R$ 254 milhões, 107 mil 721 reais e não de 800 milhões de reais como havia dito o deputado Fernando Mineiro.

O parlamentar do PT citou os dados afirmando que estava se baseando nos números do Portal da Transparência do governo.

“O deputado Fernando Mineiro não estava contabilizando os repasses feitos para os outros poderes e para os municípios. O governo não tem o que esconder. Dos 254 milhões de saldo, 251 milhões foram aplicados. Esse saldo está contingenciado para garantir o pagamento dos servidores em dia. Essa é uma prioridade do governo Rosalba Ciarlini”, afirmou Getúlio.

Em aparte, Fernando Mineiro considerou importantes os dados apresentados por Getúlio, mas disse que esses números dos repasses aos outros poderes e aos municípios não tinham sido colocados no Portal da Transparência.

Ao retomar a palavra, o líder governista assinalou que o Portal ainda não está finalizado, o que deve ocorrer em breve.

“Rosalba não vai sacrificar os servidores para pagar outras contas. O governo anterior contratou servidores em setembro e não fez o pagamento. Pagar pessoal é prioridade. O que queremos efetivamente é que o governo trabalhe para melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, enfatizou Getúlio Rêgo.

NOVA CRUZ – Bastidores da política no ar…
Nova Chapa de Consenso poderá surgir no município de Nova Cruz…
Os nomes dos vereadores Dinho de Primeira Lagoa e o vereador mais votado Nia Salú poderão ser os nomes para compor a nova chapa de consenso nos bastidores da política, caso os principais líderes políticos da oposição não cheguem ao consenso. Os vereadores já decidiram vão entrar em campo para tentar aglutinar as forças das principais lideranças políticas da oposição, no caso do ex-prefeito Cid Arruda e do ex-vice – prefeito Max Andrade. Se o dois líderes respaldarem a chapa, os mesmo serão candidatos para enfrentar o atual prefeito Flávio Azevedo…
Deu no Blog de Ricardo Noblat
POLÍTICA

Governador de SC vai trocar DEM pelo PSD

Governador catarinense decide trocar de legenda, articula com prefeitos e já pensa em parceria até com o PC do B para as eleições municipais de 2012
Christiane Samarco, O Estado de S.Paulo
O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, vai deixar o DEM e desembarcar no PSD em um prazo máximo de dez dias.
Como ele está negociando a troca de legenda com as bancadas estaduais e já se articulou com prefeitos das principais cidades catarinenses, um de seus interlocutores adianta que o governador promoverá um “arrastão” além dos limites do DEM.
A previsão é de que a regional catarinense do PSD nascerá maior que o DEM estadual, porque o governador trabalha para agregar à nova sigla quadros de outros partidos, como ocorre em outros Estados.
Sua saída é vista por dirigentes do próprio DEM como uma espécie de golpe final que inviabiliza a sobrevivência do partido.
“Só com a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, o partido não resiste”, afirma um dirigente nacional da legenda. Nos bastidores, ele admite que até o presidente do partido, senador José Agripino (RN), está “catastrófico” quanto ao futuro. 
POLÍTICA

Política, quase sempre, é feita em torno de um copo

Jorge Bastos Moreno, O Globo
Se a Lei Seca estivesse em vigência há 30 anos, o senador Aécio Neves, flagrado semana passada numa blitz no Rio, não estaria sozinho, mas numa galeria de ilustres homens públicos que prestaram relevantes serviços ao país. Pela carteira de habilitação vencida e, principalmente, pela recusa do teste do bafômetro – reação confessa de ingestão de bebidas.
Homens públicos que sempre fizeram da política sua única atividade profissional geralmente são muitos desorganizados e delegam a terceiros a atualização de seus documentos. E a habilitação nunca esteve entre suas prioridades, até porque quase nunca dirigem.
Mas o quesito que chama mais a atenção da opinião pública, o de ter ingerido álcool, é, paradoxalmente, a coisa mais comuns entre os políticos. Beber é da atividade. Se não, como atravessar noites debatendo com aliados e adversários e, também, em casa, aliviar o estresse do dia a dia.
Aliás, uma das máximas da política é não confiar em quem não bebe. Não conheci um bom político que não bebesse. E bem. Entre eles, vários ex-presidentes, ex-governadores e ex-chefes do Poder Legislativo.

POLÍTICA

A história se repete

Ilimar Franco, O Globo
Eleito presidente do DEM, o senador José Agripino (RN) está enfrentando o ex-presidente do PFL Jorge Bornhausen, muito ativo na formação do PSD.
Esta não é a primeira vez que Bornhausen se coloca no caminho de Agripino. No governo Fernando Henrique, Agripino estava para ser nomeado ministro de Minas e Energia, mas Bornhausen pôs no cargo José Jorge.
Agripino também esteve na boca para ser o vice de Geraldo Alckmin, em 2006, mas a tarefa ficou com José Jorge.

POLÍTICA

A marcha dos prefeitos

Ilimar Franco, O Globo
Prefeitos de todo o país estão se mobilizando e farão uma marcha a Brasília, em maio. Na pauta, a divisão dos royalties do petróleo. Os prefeitos vão pressionar o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a colocar em votação o veto, do ex-presidente Lula, à redistribuição dos royalties.
A Confederação Nacional dos Municípios, que está organizando a marcha, apoia a emenda Ibsen Pinheiro, que diminui a fatia dos estados produtores, como o Rio, na renda do petróleo.
A mobilização dos prefeitos também pretende pressionar o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), a colocar em votação a Emenda 29, que trata da responsabilidade da União, dos estados e dos municípios na execução da política nacional de saúde.
“A Saúde precisa. A Emenda 29 está há mais de 1.200 dias parada na Câmara”, critica Paulo Ziukoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios. No texto da lei está prevista a criação de uma nova CPMF, a Contribuição Social para a Saúde (CSS).
O governo ainda não decidiu se vai propor a recriação de um imposto para a Saúde e, por isso, está segurando essa votação.
POLÍTICA

Infidelidades

Para ler a íntegra clique em Infidelidades
Merval Pereira, O Globo
Mais uma vez, caberá ao Judiciário decidir uma questão eminentemente política e eleitoral que está mexendo com o mundo político: a legalidade da criação do PSD, o partido que o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab está formando com políticos originários de vários partidos.
O PPS, um dos que está sendo afetado com a perda de filiados, entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal questionando resolução do TSE que reconhece a hipótese de criação de novo partido como justa causa para que qualquer político abandone a legenda pela qual foi eleito, sem o risco de perder o mandato.
A ADIN do PPS foi distribuída ao ministro Joaquim Barbosa, a quem cabe decidir, nos próximos dias, sobre o pedido liminar de suspensão imediata do inciso daquela resolução do TSE que trata do assunto específico.
O tema é de tal relevância para o quadro partidário que pode ser considerado de “especial significado para a ordem social e a segurança jurídica”, permitindo até que o ministro Joaquim Barbosa, em vez de decidir monocraticamente, leve o pedido liminar ao julgamento do Pleno do Supremo.
O partido do prefeito Kassab transformou-se, na prática, na janela do troca-troca de partido que até o momento não foi aberta pela reforma político que está sendo debatida no Congresso.
O Senado não abriu essa chance aos que querem mudar de legenda.
A ADIN anti-PSD elaborada pelos advogados Renato Galuppo e Fabrício de Alencastro Gaertner, argumenta que quando o STF decidiu que os mandatos eletivos pertencem aos partidos e não aos seus ocupantes, em 2007, definiu que o TSE regulamentaria a questão, mas não lhe deu “um cheque em branco” para legislar sobre as hipóteses de justa causa para que os mandatários possam se desligar de suas legendas de origem.
O presidente do PPS, deputado federal Roberto Freire, define assim a questão: os políticos podem deixar seus partidos para criar outro, mas não podem levar consigo seus mandatos, já que eles pertencem ao partido pelos quais foram eleitos, por decisão do Supremo Tribunal Federal. Seus suplentes deveriam assumir o mandato.
O advogado Paulo Barreto, especialista em legislação eleitoral, apresenta dois argumentos que a medida do PPS não cogitou:
– primeiro: a infidelidade partidária, grosso modo, pode ser comparada à infidelidade conjugal. No caso de o marido (ou a esposa) deixar a sociedade marital para constituir novo casamento, evidentemente ele (ou ela) não vai “carregar” todos os seus bens.
ECONOMIA

País vira polo de pesquisa para multinacionais

Bruno Rosa, O Globo
O ritmo consistente do crescimento da economia brasileira está cada vez mais atraindo empresas estrangeiras, que, de olho na expansão da classe média, têm planos que vão além de novas fábricas: incluem a criação de polos para desenvolver produtos e serviços.
A nova estratégia, comemorada por especialistas, envolve segmentos como os de telecomunicações, cosméticos, computadores e petróleo. Segundo dados de empresas e da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), foram destinados para a criação de centros e laboratórios R$ 14 bilhões em 2010, número que deverá subir para R$ 17 bilhões este ano – alta de 21%. Do valor, boa parte é de multinacionais, dizem especialistas.
No radar dos conglomerados internacionais estão, principalmente, São Paulo e Rio de Janeiro.
Hoje, dizem analistas, o setor de óleo e gás é o que consome a maior parte dos recursos. Mas o cenário começa a mudar.
A francesa L’Oréal, que está dobrando o seu centro de pesquisa, no Rio, pretende ainda criar um novo espaço.
Além de IBM, GE, Volvo Aero, Intel, Clariant e Beurau Veritas, a americana Dell pretende acertar até junho a construção de uma unidade de desenvolvimento em São Paulo (SP), que será a primeira da América Latina.
A espanhola Telefónica também investe milhões de euros em SP.
08h19 – 18/04/2011
10% dos eleitores são filiados a partidos
PMDB e PT seguem como as legendas com mais adesões, segundo TSE

PSDB ocupa o 4º lugar do ranking; DEM está em 7º lugar


Dos 135,9 milhões de eleitores do Brasil, 13,8 milhões são filiados a partidos políticos, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de mar.2011. O percentual de filiados é 10,2% –o mesmo de mar.2010, quando havia 133,3 milhões de eleitores e 13,4 milhões de filiados.
O ranking dos partidos com mais e menos filiados também continuou o mesmo de mar.2010 para mar.2011. Os maiores são PMDB (2,3 milhões de filiados), PT (1,4 milhões), PP (1,4 milhões) e PSDB (1,3 milhões). Os menores são PCO (2,8 mil), PSTU (12,5 mil), PCB (16 mil) e PSOL (41 mil).

Ou seja, eis aí um dado fascinante da política partidária brasileira: entra eleição e sai eleição, as agremiações não conseguem ampliar sua clientela mais fiel.
Abaixo, quadros com o nº de filiados e a variação nesta quantidade de nov.2009 para nov.2010 e de nov.2010 para mar.2011:

http://uolpolitica.blog.uol.com.br/images/filiados_mar2011_quadro1.png

Deixar um comentário