Rosalba lança diagnósticos cardiológicos com apoio à distância em todo RN

Por Assecom-RN
O Rio Grande do Norte é o único Estado da União onde a Telemedicina para cardiologia (tele-eletrocardiograma) é uma política de Estado. A governadora do Estado do RN, Rosalba Ciarlini, participa do lançamento do sistema nesta sexta-feira (29), às 9h, na sede da Associação Médica do RN, AMRN, no bairro Tirol, em Natal, entidade pública e sem fins lucrativos, parceira do sistema com a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN).

O funcionamento é simples. São feitos os procedimentos clínicos básicos nos municípios com um paciente com suspeita de cardiopatia. O equipamento faz o eletrocardiograma que é enviado em tempo real via internet. Na Central de Telemedicina (CTM), ao analisar os exames recebidos em tempo real por um especialista, se constatado qualquer problema relacionado ao coração, imediatamente o cardiologista discute o caso com o médico generalista na cidade e o orienta sobre o tratamento adequado. Se for caso de ser encaminhado para outra unidade, o paciente já chega direto no hospital, e é logo atendido sem burocracia.
O serviço já está em operação e tem cobertura em todos os municípios do RN. Não se trata de um simples eletrocardiograma (ECG). É um sistema com um cardiologista nas 24h do dia, através de um serviço de 0800 para oferecer suporte ao diagnóstico e tratamento aplicado pelo médico generalista, que está na ponta do atendimento nas unidades básicas de saúde, diante de um paciente com cardiopatia.
Essa estrutura garante que exames de eletrocardiograma (ECG) realizados nos Postos de Saúde que não dispõem de médicos especializados, sejam encaminhados para a Central da Telemedicina (CTM) que responderá em questão de minutos, com seus respectivos laudos.
O sistema ameniza a carência na prestação do serviço de cardiologia no RN, por contar com um cardiologista de plantão na Central de Telemedicina, CTM, que envia os resultados dos exames dentro de, no máximo, 15 minutos, via fax ou e-mail, juntamente com laudo do ECG. Além disso, os exames ficam gravados em um servidor no CTM, desse modo, ao ser repetido o ECG, poderá ser feita uma comparação com o diagnóstico que foi dado anteriormente e realizar com eficiência o acompanhamento do paciente.
O atendimento consiste na utilização de tecnologias da informação e comunicação para transmitir exames e, principalmente, para permitir a troca de informações entre o médico do município, com um especialista que pode tirar dúvidas e auxiliar no atendimento ao paciente.
Outro ponto positivo do serviço é que ele possibilita auxílio no diagnóstico do paciente com cardiopatia, sem a necessidade de deslocamento para outros centros de saúde. Ou seja, acaba a “ambulancioterapia” de um município para outro, pois o diagnóstico será dado em minutos e os procedimentos já começam no próprio município. 
Outro benefício do serviço é que todas as informações são arquivadas em bancos de dados com total confidencialidade, segurança, integridade e acessibilidade. Isso irá evitar a repetição desnecessária de exames e vai facilitar a obtenção de estatísticas, dando uma maior transparência na contabilização de serviços prestados.

Deixar um comentário