Governadora recebe representantes da Fetraf e garante apoio à agricultura familiar

Por Assecom-RN
Elisa Elsie
“Nós queremos ver em que podemos somar quanto às questões da agricultura familiar”, disse Rosalba
A governadora Rosalba Ciarlini se reuniu na manhã desta quinta-feira (19) com representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar no RN (Fetraf-RN) dentro da programação da VII Jornada Nacional de Lutas da Agricultura Familiar. O movimento, que acontece hoje simultaneamente em todos os estados e no Distrito Federal, visa entregar pautas de reivindicações aos chefes do Poder Executivo e ao Ministro do Desenvolvimento Agrário, apresentando o foco do movimento. 

Ao lado dos secretários de Estado Betinho Rosado (Sape) e Gilberto Jales (Seara), e do diretor geral da Emater, Ronaldo Cruz, a governadora ouviu as solicitações e se colocou a disposição para ajudar o movimento. “Nós queremos ver em que podemos somar quanto às questões importantes para o desenvolvimento da agricultura familiar”, disse Rosalba.

Entre os pontos abordados, a prioridade citada pela coordenação da Fetraf foi o pagamento da contrapartida do Governo do Estado para a construção de casas para os agricultores familiares. De acordo com o coordenador geral da Federação, João Cabral, do convênio firmado com o Governo do Estado, em 2008, ainda é preciso dar a contrapartida de 151 casas, com valor individual de R$ 2.500,00. O último prazo dado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para fazer o repasse dos R$ 377.500,00, após outros dois aditivos de prazo, foi 30 de julho.

A governadora Rosalba Ciarlini se mostrou surpresa com mais essa contrapartida a ser paga pela atual gestão e se comprometeu a fazer o repasse até a data estipulada pelo MDA. Porém, será preciso se reunir com o secretário de Estado do Planejamento e das Finanças, Obery Rodrigues, para definir como será feito esse pagamento.

De acordo com a coordenadoria do movimento, a medida vai ajudar a manter os agricultores e suas famílias no campo. “Para nós é muito importante que o trabalhador rural permaneça no campo com seus filhos e para que isso ocorra é preciso ter renda”, revelou a diretora da Fetraf Brasil, Rosane Bertotti, lembrando os outros pontos da pauta ligados diretamente à economia. 

Entre eles está o funcionamento da Central de Comercialização da Agricultura Familiar; o aproveitamento da produção da agricultura familiar na merenda escolar; acesso à barragem de Santa Cruz para utilização de suas águas na produção agrícola; implementação do projeto de educação no campo junto à Secretaria de Estado da Educação; capacitação das famílias para manejo correto das águas colhidas em cisternas, garantindo a limpeza e evitando problemas de saúde.

Durante o encontro, a governadora Rosalba Ciarlini solicitou o envio de mensagem ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, informando que, assim como ele, estava recebendo na manhã desta quinta-feira uma comissão formada por membros da Fetraf para a entrega de uma pauta de reivindicações. Ela aproveitou a oportunidade e entregou a eles uma cópia da mensagem para documentar a reunião. 

COMISSÃO

Ao final da reunião, ficou acordado entre a governadora Rosalba Ciarlini, os secretários de Estado Betinho Rosado (Sape) e Gilberto Jales (Seara) e os representantes da Fetraf a criação de uma comissão para tratar dos assuntos apresentados na pauta de reivindicações. 

Já na próxima segunda-feira (23), os secretários Betinho Rosado e Luiz Eduardo Carneiro (Sethas) vão se reunir com a coordenação da Fetraf-RN para discutir propostas ligadas às áreas de agricultura e habitação. Essas reuniões também devem acontecer com os titulares das Secretarias de Estado da Educação, Saúde e Assuntos Fundiários até o dia 10 de junho.

“Todas as questões que vocês estão colocando são da maior importância e temos que caminhar juntos. É uma pauta extensa, mas acho muito importante essa parceria. Ninguém melhor que vocês que vivem no campo para dizer o que precisam e o que deve melhorar”, disse a governadora. 

Deixar um comentário