“Pensar Natal” visita unidade de saúde de Felipe Camarão e faz Seminário em Nazaré

Seminário Pensar Natal em Nazaré, sede do Conselho Comunitário.

O segundo final de semana do projeto “Pensar Natal”, realizado pelo PSDB em parceria com o Instituto Teotônio Vilela, começou na manhã desta sexta-feira (13) com uma visita a unidade de Saúde de Felipe Camarão, onde funcionam atualmente dez equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). Como a estrutura física do local não é suficiente, sobram profissionais e problemas no mesmo lugar. À noite, foi a vez do Conselho Comunitário de Nazaré receber o “Seminário Pensar Natal”, quando estiveram reunidas mais de 100 pessoas da região Oeste da cidade.

Segundo o deputado federal Rogério Marinho, presidente estadual do PSDB, o objetivo dos eventos é discutir, junto a população, as soluções para os principais problemas de Natal. Neste primeiro mês do “Pensar Natal”, o tema debatido tem sido Saúde. “Nós queremos no final do ano apresentar uma proposta ouvindo desde já a população. Porque nós entendemos que o poder público precisa representar o sentimento do povo”, disse o parlamentar durante o Seminário, que também contou com a presença do deputado estadual Dibson Nasser.
Caos na Saúde
A situação da unidade de saúde de Felipe Camarão se agravou no ano passado, quando o outro posto do bairro sofreu um incêndio. Com isso, quatro equipes do PSF foram transferidas para a unidade principal da área, onde já funcionavam seis grupos. Dessa forma, apenas um laboratório está sendo utilizado, de forma emprestada, por quatro médicos diferentes. Assim, para atender as quase 5 mil famílias da região, um profissional trabalha enquanto os demais se dedicam a serviços burocráticos, que não deveriam ficar a cargo de um médico.
A situação se repete, por exemplo, no atendimento odontológico. Na antiga estrutura, havia dois gabinetes para os quatro dentistas, que hoje precisam dividir a mesma sala. O cenário fica pior se levarmos em conta que, antes da mudança para a unidade, os profissionais tinham demandas diárias de atendimento. Atualmente, como o posto fica mais distante da população assistida (localizada há 5 km da unidade), mal surge um atendimento por dia.
Rogério Marinho, que esteve presente na visita a unidade de Felipe Camarão, lamentou a quantidade de problemas que se amontoam em um dos bairros mais populosos da cidade. O parlamentar lembrou que “o posto não dispõe de farmácia, de internet e nem de telefone”. Além disso, “faltam materiais para curativo e remédios”.

Visita a unidade de Saúde em Felipe Camarão.


Em contato com alguns servidores da unidade, o parlamentar descobriu que os próprios funcionários da Prefeitura “realizam bazar e contas entre eles para comprar material de limpeza, curativo e utensílios de urgência”. Uma dessas servidoras, inclusive, leva seu próprio modem de internet para conseguir agendar os exames da população, que são feitos apenas pela rede mundial de computadores.

Deixar um comentário