Política & Políticos – Por Lenilson Costa

DOENÇA
Ex-presidente Itamar Franco está internado com leucemia
‘Doença foi diagnosticada bem no início’, diz comunicado médico.
Senador mineiro está internado no Hospital Albert Einstein, em SP.
Do G1, em São Paulo
O senador e ex-presidente da República Itamar Franco (PPS-MG) está internado desde o dia 21 de maio no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de leucemia. Segundo um comunicado da assessoria do senador mineiro, “a doença foi diagnosticada bem no início” e Itamar Franco passa bem.
O hospital confirma a internação e informa que Itamar Franco “deve ter alta em breve”. Segundo um relatório do Einstein,“o senador realizará tratamento médico a fim de alcançar a cura para uma leucemia. A doença foi diagnosticada bem no seu início e o paciente está se sentindo muito bem, com todas suas funções vitais normais”.
Segundo a assessoria do ex-presidente, Itamar Franco deve ter alta em até 25 dias. Em virtude do tratamento, o senador do PPS seguiu recomendações médicas e pediu licença de 30 dias das atividades no Senado.

CLÍNICA
DR. PEDRO GUILHERME DEBATE RINITE ALÉRGICA NO 10° CONGRESSO DA FORL
O médico Pedro Guilherme Cavalcanti embarca hoje (25) para a cidade de Gramado/RS, onde participa do 10° Congresso da Fundação Otorrinolaringologia (FORL), realizado entre os dias 26 a 29 de maio.
Durante o evento, que reúne alguns dos maiores nomes da otorrinolaringologia e fonoaudiologia do mundo, Dr. Pedro Guilherme ministrará a palestra “Atualização em Rinite Alérgica”.


GREVE
SINTE – NOVA CRUZ REALIZA MOVIMENTAÇÃO
Professores da rede Estadual de Ensino estão em greve fizeram uma caminhada pelas ruas de Nova Cruz

Os professores da rede estadual de ensino que estão em greve por melhores salários fizeram uma caminhada hoje saindo de fronte a Escola Estadual Getúlio Vargas com destino até a central do Cidadão no centro da cidade, o objetivo é esclarecer a população que os professores do estado querem a revisão da Lei do plano de carreira para equiparar seus salários com os demais servidores da administração Direta e indireta. Hoje, eles acumulam uma grande elevação de perdas em relação aos demais servidores.
Fonte:Blog Xuá do Agreste
QUINTA: Câmara debate situação dos policiais civis
A situação dos policiais civis será debatida na Câmara Municipal de Natal às 9h desta quinta-feira (26). A proposição do debate é dos vereadores Sargento Regina (PDT) e George Câmara (PC do B).
A ideia é apresentar as dificuldades que enfrentam os servidores, principalmente sobre as condições de trabalho dos agentes e escrivães, que acumulam funções de ASG, fazendo limpeza das delegacias, e até mesmo de carcereiros, custodeando presos, o que é uma irregularidade denunciada há anos, sem solução.
O debate deve tratar ainda de outros assuntos pertinentes à categoria, em greve há quase 10 dias, como a implantação do restante do Plano de Cargos da categoria e convocação de concursados de 2009, que teve decisão judicial na última segunda-feira (23) obrigando o Estado a fazer nomeações no prazo de 60 dias.
Foram convidados para a Audiência representantes do Poder Executivo, do Ministério Público e do Poder Judiciário. Além da Câmara Municipal de Natal, os policiais civis também estão tendo apoio da Assembleia Legislativa e Ordem dos Advogados do Brasil na tentativa de abertura do diálogo com o Governo do Estado.
ASSEMBLEIA
– Publicado por Robson Pires
No Poder Legislativo do Rio Grande do Norte a sequência natural e histórica do processo de escolha do Presidente da Casa mudou  de 1997 para 2010.
Antes disso a escolha era para que o Presidente e a Mesa Diretora ocupassem os cargos por um período de 2 anos e em seguida outra eleição era organizada.
A partir do deputado Álvaro Dias, que ficou 7 anos no cargo e em seguida com o deputado Robinson Faria, que também ficou por 7 anos, a história da Assembleia mudou.
Vejam a sequência das Presidências e os respectivos períodos e a partir de quando a AL do Rio Grande do Norte começou a contrariar a sua história.:
Dep. Robinson Faria  -Legislatura: –2003 – 2010

Dep. Álvaro Costa Dias -Legislatura: –1997 – 2003
Dep. Leonardo Arruda -Legislatura: –1995 – 1997
Dep. Raimundo Fernandes -Legislatura:1993 – 1995
Dep. José Adecio- Legislatura: 1991 – 1993
No final do ano passado, a Assembleia votou a aprovou, por unanimidade, que a prática deveria voltar ao leito da história.
Cada presidente e cada mesa diretora ocupariam os cargos por dois anos, seriam eleitos novos membros em seguida.
Uma nova eleição somente na legislatura seguinte.
CANDIDATO
– Publicado por Robson Pires
As conversas estão bastante adiantadas entre o ex-deputado e ex-prefeito de São José de Mipibú, Arlindo Dantas e a cúpula partidária do PMDB, visando o seu retorno à sigla bacurau, com vistas a disputar a prefeitura em 2012.
Comissão de Educação e Cultura aprova moção de saudação a Amanda Gurgel
Os deputados da Comissão de Educação e Cultura da Câmara aprovaram hoje (25/5), por unanimidade, uma moção de saudação à professora potiguar Amanda Gurgel, que recentemente ganhou as redes sociais ao denunciar as condições aviltantes de trabalho dos profissionais do magistério. A moção, proposta pela deputada Fátima Bezerra, também elogiou a atitude da educadora, que em participação no programa Domingão do Faustão, no último domingo, defendeu a campanha pelos 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação.
“Foi muito oportuna a fala da professora, já que o tema financiamento da educação está em discussão no Plano Nacional de Educação, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados. Além disso, foi uma das principais deliberações da Conae (Conferência Nacional de Educação), realizada em abril do ano passado, foi a destinação de 10% do PIB para a educação”, diz a nota.
De acordo com a nota, a manifestação de Amanda Gurgel reforça uma bandeira histórica da luta dos trabalhadores em educação do nosso país: a de que sejam destinados mais recursos para o setor. A participação dela é muito bem vinda, pois não “há como se falar em uma educação de qualidade sem que se tenham recursos humanos, financeiros e tecnológicos adequados”.

INSCRITOS

Enem já tem mais de 1 milhão de inscritos, diz Inep

Prazo termina em 10 de junho.
Provas ocorrem em 22 e 23 de outubro.

Do G1, em São Paulo
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 recebeu 1.260.235 inscrições em menos de 60 horas, segundo o Inep. O número foi registrado até as 17 horas da tarde desta quarta-feira (25). Nesse montante, há quase 500 mil inscrições pendentes, que aguardam o pagamento da taxa de inscrição de R$35 para serem confirmadas.
As inscrições podem ser feitas até as 23h59 do dia 10 de junho, exclusivamente pela intenet, no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao. As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro.

IBGE: 94% dos trabalhadores do RN não têm nível superior

Uma pesquisa realizada pelo IBGE aponta que 93,9% dos trabalhadores assalariados do Rio Grande do Norte não têm nível superior completo. 

O número foi publicado nesta quarta-feira (25), e se refere a uma pesquisa realizada no mercado de trabalho potiguar em 2009. Os dados mostraram ainda que os  homens ocupam 66,9 % dos trabalhos das empresas outras organizações integrantes do Cadastro Central de Empresas (Cempre).

Segundo a pesquisa, o número de pessoas assalariadas no estado aumentou 2% de 2008 para 2009.  Aumento este que representa o segundo pior número do país, sendo superado apenas pelo Maranhão, com 1,5%
Apesar disso, a região Nordeste ficou em segundo lugar em notas ofertas de emprego, com  341,4 mil empregados, ficando atrás apenas do Sudeste, com  548,1 mil.

CELULAR
Brasil chega a 212,6 milhões de celulares em abril
SOFIA FERNANDES DE BRASÍLIA  Folha.com
Nos quatro primeiros meses do ano, o brasileiro obteve 9,6 milhões de novas linhas de celular, um crescimento de 4,7%. O Brasil fechou abril com 212,6 milhões de acessos à telefonia móvel.
Isso quer dizer que, de cada 100 brasileiros, 109,3 têm celular, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Só em abril, foram 2 milhões de novas habilitações. Do total de acessos em operação no país, 82,1% são pré-pagos.
A Vivo continua líder, com 29,6% do mercado. Depois vem a Claro, com 25,4%, a Tim, com fatia de 25,3%, e a Oi, com 19,6%.
A tecnologia predominante é GSM, atuando em 86,5% dos celulares.

Deixar um comentário