Implantes Cocleares são realizados com sucesso no HUOL

Equipe de médicos e residentes que participaram da cirurgia de Implante Coclear no HUOL.  
Os médicos Pedro Guilherme e Pedro Cavalcanti com a instrumentadora cirúrgica Maria das Graças Souza e a empresária Valéria Cavalcanti, mãe e esposa dos cirurgiões.  
Os dois primeiros Implantes Cocleares disponibilizados em um Hospital Público do RN ocorreram com sucesso no Centro Cirúrgico do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), na manhã desse sábado (11) e na tarde da última sexta-feira (10), deixando satisfeita toda a equipe de médicos e residentes que acompanharam os procedimentos, realizados através de uma parceria entre as secretarias estadual e municipal de saúde e apoio da Empresa Phonak/MED-EL do Brasil, fabricante dos aparelhos. 
Após as cirurgias, os pacientes passaram por testes de neurotelemetria com fonoaudiólogas, em que foi comprovado que o nervo da audição foi estimulado pelos eletrodos implantados.  Passado o período de cicatrização, o implante será definitivamente ativado para que os pacientes voltem a escutar e iniciar reabilitações fonoaudiológicas.
Para o otorrinolaringologista Pedro Guilherme Cavalcanti, que comandou a equipe de cirurgiões, juntamente com os médicos Alexandre Fernandes, Marcial Brettas Neto e Pedro Cavalcanti, a realização dos implantes no HUOL representa um momento pioneiro para a saúde pública do estado e que renderá frutos para o estudo e tratamento de doenças auditivas na região.
“O mais importante dos implantes terem sido realizados em um hospital público e de ensino é, sem dúvida, o ganho social com a disseminação da técnica. Já que possibilitará a qualificação de novos médicos capacitados para realizar este tipo de cirurgia no Rio Grande do Norte”, pontuou.
O primeiro procedimento foi realizado em uma paciente de 48 anos, portadora de perda auditiva grave e que não obteve benefícios com o uso de próteses auditivas, nos últimos três anos. O segundo ocorreu em um paciente de 39 anos, com perda auditiva por seqüela de uma meningite na infância.
Os dois pacientes, que tiveram perda auditiva após o estabelecimento de código lingüístico, agora serão acompanhados pelo Serviço de Otorrinolaringologia do HUOL, para o processo de reabilitação auditiva.
O Implante Coclear é um dispositivo eletrônico de alta tecnologia, que estimula eletricamente as fibras nervosas remanescentes, permitindo a transmissão do sinal elétrico para o nervo auditivo, que será decodificado pelo córtex cerebral.
O funcionamento do implante coclear difere do Aparelho de Amplificação Sonora Individual, que apenas amplifica o som. O implante coclear fornece impulsos elétricos para estimulação das fibras neurais remanescentes em diferentes regiões da cóclea, possibilitando ao usuário, a capacidade de perceber o som. O implante é indicado tanto para os pacientes que nasceram sem audição, quanto para os que foram perdendo a capacidade de ouvir progressivamente.

Deixar um comentário