Agripino: “O Brasil perde uma de suas melhores referências. O Brasil perde um homem decente”

Políticos e personalidades lamentaram a morte do senador e ex-presidente Itamar Franco neste sábado (2).
O senador e ex-presidente da República morreu aos 81 anos, em São Paulo. Itamar estava internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, desde o dia 21 de maio para tratar de uma leucemia.
De acordo com os médicos, o ex-presidente reagiu bem ao tratamento da leucemia, mas desenvolveu uma pneumonia grave. Por conta disso, acabou sendo transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Leia o que eles disseram:
Aécio Neves (PSDB-MG), senador“Hoje é um dia de imensa tristeza para todos nós. Tínhamos esperança que ele pudesse se recuperar. Itamar foi homem público completo. Estou pessoalmente abalado.”

Antonio Anastasia (PSDB-MG), governador de Minas Gerais”É com grande tristeza que recebemos a notícia do falecimento do ex-presidente Itamar Franco. É uma perda irreparável para Minas não só pela sua trajetória política, mas em especial pelo seu senso político e público.

Era um homem que tinha uma vocação inacreditável para a política e para fazer o bem. Um homem dedicado de fato às grandes causas de seu tempo.”

Alberto Pinto Coelho (PP-MG), vice-governador de Minas Gerais”O amigo e companheiro Itamar Franco, de quem tive a honra de ser líder de Governo no Parlamento Mineiro, escreveu seu nome, com letras de ouro, na história de Minas e do Brasil. Deixa-nos um legado de luta em favor da soberania nacional e de exercício ético na vida pública.

Faz parte desta constelação de homens que brilham com luz própria, que sabem construir, com independência e coragem, seu próprio caminho e abrir novas fronteiras para o desenvolvimento social e econômico do Estado e do País. Senador da República, sua voz sempre dignificou a representação de Minas Gerais. Presidente da República, seu nome permanecerá como criador do Plano Real, o projeto de estabilidade econômica que mudou a face do Brasil nos últimos 20 anos. […] À sua família, manifesto minha solidariedade e o sentimento de que a herança cívica de Itamar Franco permanecerá viva para sempre.
Cândido Vaccarezza (PT-SP), líder do Governo na Câmara

“O Itamar é um exemplo de político.  Todos nós que somos homens públicos do país sentimos falta do Itamar. É uma referência para todos os políticos e para os jovens que não conviveram com ele.”
Cristovam Buarque (PDT-DF), senador“O Brasil perde um homem que deu um grande exemplo. Ele deixou marcas fundamentais. A primeira foi a forma como não tolerou denúncia de corrupção dentro das pessoas do governo, demitindo quem fosse.”

Demóstenes Torres (DEM-GO), líder do DEM no Senado“É muito triste, porque o Itamar é uma figura de uma grandeza espetacular. O Congresso e o Senado, ficam órfão quando perdem uma pessoa que era a maior expressão da oposição. Ele chegava na hora do expediente e perguntava por que não começava a sessão. Era um homem admirável, competente, estudioso, sério. Ele abriu as portas para o Brasil ingressar no primeiro mundo.”
Dinis Pinheiro (PSDB-MG), presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais”A Assembleia Legislativa se coloca ao lado de todos os mineiros e brasileiros nesse momento de dor pela perda do ex-presidente, ex-governador e senador Itamar Franco. Ele foi um exemplo para todos nós de retidão no exercício da vida pública, desde sua eleição como prefeito de Juiz de Fora, na década de 60, até sua chegada aos maiores cargos da República e de Minas Gerais. Itamar Franco marcou a vida política brasileira com seu caráter firme, suas posições claras, sua honestidade e, principalmente, pelo seu profundo amor pela população, pelo Brasil, que deve a ele o Plano Real e os dias de prosperidade que vivemos hoje. O Parlamento Mineiro lamenta profundamente o seu falecimento e se solidariza com todos os seus familiares e amigos.”

Duarte Nogueira (PSDB-SP), líder do PSDB na Câmara“Manifesto meu profundo pesar pelo falecimento do senador e ex-presidente Itamar Franco. É uma grande perda para o país e para a política brasileira.

Itamar teve um papel fundamental no período pós-impeachment, um dos momentos mais delicados e emblemáticos para a democracia brasileira, e também no processo de construção do Plano Real, que controlou a inflação e estabilizou a economia. Itamar conciliou política, honra e austeridade. Manifesto também minha solidariedade aos familiares e amigos.”

José Agripino (DEM-RN), presidente nacional do DEM“O Brasil perde uma de suas melhores referências. Artífice do Plano Real, ele merece ser lembrado como um corajoso guardião da ética na vida pública. Foi-se um homem decente. O Brasil perde um homem descente.”

Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP), ex-presidente da República, e Dona Marisa Letícia, ex-primeira-dama”O senador e ex-presidente Itamar Franco foi um grande democrata, com uma vida pública dedicada ao Brasil. Mesmo nos momentos de divergência política mantivemos uma relação de profundo respeito e diálogo.

Quando assumiu a presidência em um momento conturbado, em 1992, teve sabedoria para dialogar com toda a sociedade brasileira e ajudou o país a entrar em uma rota positiva na política,na economia e no social. No seu governo implementou o Plano Real, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) e engajou o governo federal no combate à fome, com o apoio a Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, junto ao sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. A contribuição de Itamar Franco foi fundamental para a construção coletiva de um país democrático, mais justo e sem pobreza.

Nesse momento de tristeza, prestamos solidariedade aos seus familiares e amigos.”

Márcio Lacerda (PSB-MG), prefeito de Belo Horizonte”Itamar Franco deixou, na política e na vida, a ética, a seriedade e a honestidade como valores intrínsecos a sua brilhante trajetória pública. Um homem público que fará falta ao país pela coragem em defender as suas posições, pela luta incansável em prol da soberania do Brasil, de Minas Gerais e da justiça. E, além de tudo, deixou um legado de estabilidade econômica, com a criação do Plano Real, que abriu as portas para o desenvolvimento e o crescimento brasileiros. É sem dúvida uma perda irreparável.”

Marco Maia (PT-RS), presidente da Câmara dos Deputados“Recebi com muita tristeza essa notícia do seu falecimento. O nosso ex-presidente foi uma pessoa emblemática, um homem de posições muito firmes, sempre preocupado com as questões nacionais. Itamar Franco deixa saudade enorme para os que conviviam com ele.”

Michel Temer (PMDB-SP), vice-presidente da República”O ex-presidente Itamar Franco exerceu os mais altos cargos da República sempre com retidão, dignidade e, acima de tudo, espírito publico. Tornou-se, por essas razões, um exemplo para todos os políticos brasileiros.”

Paulo Maluf (PP-SP), deputado federal”Morreu um estadista que deixa um lugar difícil de ser preenchido. Um homem de visão que enfrentou uma das maiores crises na economia e criou o Plano Real deixando um legado ao futuro do país.”

Sérgio Guerra (PSDB-PE), presidente nacional do PSDB“A biografia de Itamar Franco atesta a falta que ele vai fazer ao estado de Minas Gerais, ao Brasil e aos seus familiares. Nos deixa um exemplo de como se pode fazer política pensando no interesse público. O PSDB lamenta sua morte.”

Dilma Rousseff(PT), presidenta da República Em nota, a presidenta Dilma Rousseff, afirma que “recebeu com tristeza” a notícia da morte do ex-presidente da República.

Dilma ainda afirmou que Itamar teve uma “trajetória exemplar”.  A presidente já confirmou que irá às cerimônias fúnebres do ex-presidente em Minas.
Leia a íntegra da nota:

“Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento do senador e ex-presidente Itamar Franco.

Dirigente do País em um momento crucial da nossa história recente, o presidente Itamar nos deixa uma trajetória exemplar de honradez pública.

O Brasil e Minas sentirão a sua falta. Neste momento de dor, quero transmitir meus sentimentos a seus familiares e amigos”.
Fonte: Portal G1

Deixar um comentário