Rosalba Ciarlini pede apoio para reestruturar Defesa Civil do RN

A governadora Rosalba Ciarlini se reuniu na manhã desta sexta-feira (29) com o Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana. A reunião foi pautada pelo pedido de apoio para reestruturação da Defesa Civil no Estado, que desde o início do ano passou a ser comandada pelo Corpo de Bombeiros. Um projeto será elaborado para que o Rio Grande do Norte possa ter melhores condições de responder de forma rápida a eventuais tragédias naturais. Também participaram do encontro o Secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez, o Comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. Elizeu Dantas, e o coordenador da Defesa Civil no Estado, Ten. Cel. Josenildo Acioli.

Humberto Viana veio conhecer de perto os projetos desenvolvidos pela Defesa Civil nos últimos seis meses e visitar as áreas de risco localizadas no Vale do Açu. “Estamos acompanhando a reestruturação da Defesa Civil aqui no Rio Grande do Norte, até porque a Defesa Civil Nacional também está passando por uma reorganização e viemos nos colocar à disposição para prestar uma melhor assistência à população”, disse o secretário. Ele parabenizou a governadora pela iniciativa de colocar o Corpo de Bombeiros no comando da Defesa Civil.

Durante a reunião, Rosalba Ciarlini falou da necessidade de dotar a região litorânea e o interior do RN de uma melhor estrutura. “Nós vamos apresentar um projeto para que a nossa Defesa Civil possa ter mais equipamentos, para patrulhar, fiscalizar e prevenir acidentes. As obras da Copa já vão assegurar recursos nesse sentido, mas queremos montar um plano para todo o Estado”, explicou a governadora. Uma das ações citadas por Rosalba dentro do processo de mudança no perfil da Defesa Civil foi a integração da base de comunicação entre o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Mossoró, que será levado para outras regiões do RN.
Rosalba Ciarlini também defendeu a convocação de voluntários para auxiliar em momentos de crise e propôs que o RN seja o pioneiro nessa iniciativa. “É nosso desejo formar uma rede voluntária, integrando os escoteiros, a sociedade civil e toda a população para auxiliar quando for necessário”, disse.
Áreas de Risco
Ainda na manhã desta sexta-feira, o Secretário Nacional de Defesa Civil iria sobrevoar a região do Vale do Açu para conhecer as áreas que foram atingidas pelas chuvas no primeiro semestre. Ele garantiu apoio na realização de um simulado operacional na região, que está em fase de planejamento. O objetivo é fazer uma espécie de treinamento das ações que podem ser desenvolvidas em uma situação de risco.

De janeiro a maio de 2011, a Defesa Civil Estadual realizou o mapeamento das áreas de risco em 17 municípios do RN. Entre as ações preventivas, o órgão incentiva a criação de Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec). Atualmente, apenas 32 municípios são dotados desses organismos, o que representa 19% de todo o estado.

A partir do mês de agosto, a Defesa Civil estará visitando os municípios que se encontram em áreas vulneráveis a abalos sísmicos. Entre as cidades que serão visitadas estão: João Câmara, Tabuleiro Grande, Taipu, Pedra Grande, Poço Branco, Lagoa de Velhos, Elói de Soua, Serra Caiada, Santana do Matos e Florânia.

Deixar um comentário