Distribuição de sementes para famílias do Brasil Sem Miséria começa em outubro

Por Secom
Serão entregues 2.365 quilos de sementes de hortaliças
Como parte das ações do Plano Brasil Sem Miséria, a partir de outubro, famílias da área rural de oito estados do Nordeste e do Norte de Minas Gerais começam a receber as sementes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Inicialmente, serão entregues 2.365 quilos de sementes de hortaliças como quiabo, pepino, cenoura, cebolinha, tomate, repolho, alface, coentro e couve, desenvolvidas pelos programas de melhoramento da instituição ou recomendadas para a região. Em 2012, começa a distribuição de sementes de feijão (100 mil quilos) e milho (50 mil quilos).

Além do semiárido mineiro, serão contemplados os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. De acordo com a gerente de sementes da Embrapa Transferência de Tecnologias, Soraia Barrios, as famílias vão receber produtos de qualidade. “Essas sementes, além de serem adaptadas à região, têm melhor germinação e produtividade do que as comuns”. Dessa forma, as famílias poderão suprimir as necessidades pessoais de alimentação e também gerar renda com a venda das hortaliças.
Serão atendidas 43 mil famílias com renda familiar de até R$ 70 por pessoa.

Cada família receberá um saco de 10kg de sementes de milho, 5kg de feijão e um kit de hortaliças, além de material de orientação ilustrado e com linguagem simples e acessível. Também serão fornecidas minibibliotecas da Embrapa e o programa de rádio Prosa Rural para as famílias e os agentes que prestarão Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

Cooperação – Para a ação, foi assinada cooperação técnica entre os ministérios do Desenvolvimento Social (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Embrapa. O MDS entrará com os custos do material didático e sementes, o MDA, com a capacitação dos agentes, e a Ater e a Embrapa entra com tecnologia e informação.

Deixar um comentário