Governadora quer Canal do Sal no projeto de transposição do Rio São Francisco

Fotos: Mariana Di Pietro

A governadora Rosalba Ciarlini defendeu na audiência sobre a indústria salineira, realizada na Comissão de Desenvolvimento Econômico, da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (17), uma proposta que dará tranquilidade ao setor. Ela solicitará ao Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, a inclusão do Canal do Sal, no Rio Apodi/Mossoró, no projeto de Transposição do Rio São Francisco. “Como a obra garante a salinização do Rio, é fundamental que ela entre no trecho do Apodi/Mossoró no projeto de transposição das águas do São Francisco”, argumentou a governadora.

As salinas são prejudicadas porque na altura do Rio do Carmo, as águas doces se misturam com as do mar, trazendo prejuízos para a produção. O canal para desviar as águas doces do Rio Mossoró terá que ser construído da localidade de Passagem de Pedras ate o mar em Areias Alvas.

A novidade apresentada pela Governadora foi o Canal derivador de águas no projeto do São Francisco, reafirmando apoio aos outros pleitos dos produtores, como a prorrogação ate janeiro de 2017 da isenção da tarifa adicional sobre o frete. Esse assunto já foi, inclusive, levado ao ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, em uma audiência que contou com a presença da bancada federal e dos produtores. O ministro mandou anunciar, através do deputado Henrique Alves, que esse assunto estará resolvido em 15 dias.

A governadora Rosalba Ciarlini concorda que o Parque Salineiro do RN,  responsável por mais de 94% da produção nacional, deve ser protegido contra a entrada do sal chileno, que é isento de taxas e tem um imposto que custa 40% a menos do que o sal marinho, provocando concorrência desleal. Outras reivindicações para enfrentar crises, como linhas de financiamentos, recebem o respaldo da Governadora para o fortalecimento da cadeia produtiva do sal.

Rosalba ainda tentou uma audiência com o Ministro da Integração, aproveitando a presença dos produtores de sal, em Brasília, mas como Fernando Bezerra tinha outro compromisso, o encontro ficou para uma data a ser agendada. A Governadora acredita que, unidos, Governo, bancada e empresários fortalecerão o setor salineiro.

Participaram da reunião representantes de entidades da indústria salineira; produtores; o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado; o senador José Agripino; o ministro da Previdência, Garibaldi Filho e deputados Henrique Alves, Sandra Rosado, Fabio Faria e Paulo Wagner participaram dos debates. Tambem estavam na audiência convocada pelo deputado Joao Maia, os deputados estaduais Nelter Queiroz e Gustavo Fernandes, presidente da Femurn, Benes Leocádio, e o prefeito Sousa, de Areia Branca.

Deixar um comentário