Governadora solicita apoio do Ministro da Saúde para Hospitais de Natal e Mossoró

Fotos: Assessoria

A governadora Rosalba Ciarlini voltou a pedir apoio do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para a construção do Hospital da Zona Oeste de Natal. Argumentou que a população da área passa de um milhão de habitantes e que o Hospital Walfredo Gurgel (HWG) não tem condições de atender a demanda. Os últimos investimentos em ampliação e construção foram há mais de 16 anos, no Hospital Infantil Maria Alice e no Clovis Sarinho.

Rosalba informou que o projeto executivo para o novo hospital geral de Natal já está sendo elaborado e que devem ser instalados 50 leitos somente de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de assistência para especialidades com procura significativa como trauma-ortopedia. Outro pleito apresentado pela governadora e acatado pelo ministro Padilha para a capital, foram equipamentos para o Hospital da Policia Militar que estava com as obras paradas e foram retomadas no atual governo.

Na audiência que contou com as presenças do senador Paulo Davim, deputados Henrique Alves e Leonardo Nogueira e prefeita Fafa Rosado, a governadora solicitou, ainda, aumento de recursos financeiros ao teto de alta e média complexidade, que garantirá o custeio e manutenção do Hospital Materno-Infantil de Mossoro que será implantado pelo governo do Estado, no antigo hospital da Unimed.

A primeira maternidade pública deve ter 60 leitos obstétricos e leitos de UTIs pediátrica e neonatal. Essa estrutura hospitalar irá dar suporte às ações de saúde materno-infantil das regiões Oeste, Assu e do Alto Oeste Potiguar. O objetivo é garantir o atendimento aos usuários evitando o deslocamento para outras regiões mais distantes e comprometimento do estado de saúde dos pacientes.

Analisando-se os indicadores da região verifica-se que a clínica obstétrica é responsável por 1/3 de todas as internações ocorridas no município de Mossoró. No ano de 2010 foram realizados 4.624 partos, sendo 32% normais e 68% cesáreas, referentes à população própria e referenciada de gestantes de alto risco. A demanda para esta clínica representa 40% do total das internações no município.

Atualmente o município de Mossoró dispõem de apenas 51 leitos obstétricos, havendo um déficit de 133 leitos.

Deixar um comentário