Política & Políticos – Por Lenilson Costa

SANTO ANTONIO

Pré – candidato a prefeito da cidade de Santo Antonio, Lula Ribeiro também é o mais novo filiado do PMDB na Região do Agreste.

O empresário e líder político da oposição, Lula Ribeiro, foi mais um que se filiou no partido do PMDB no sábado, 06 dia do encontro do PMDB na cidade de Monte Alegre. Além de Lula que disputará as eleições como candidato a prefeito também migrou para a sigla do PMDB, foi o ex- candidato a prefeito da cidade de Passagem, Tota Fagundes. Com uma grande movimentação foi assim marcado o Encontro Regional do PMDB no Agreste.

LIDERANÇAS DO AGRESTE TAMBÉM PARTICIPARAM DO ENCONTRO

Prefeito da cidade de Tibau do Sul, Nilsinho ao lado dos vereadores:Paulinho e Vavá

Representantes de Santo Antonio, Vereadora e o Vereador Nego,Líder Político, Edmilson Targino e Lula Ribeiro

Jundiá:Vereador Neto de Isaias, Líder Politico José Edson e o presidente da Câmara de Jundiá.

MONTANHAS
Prefeita Letinha e o líder político Jair Faria participaram do encontro do PMDB na cidade de Monte Alegre

A Esquerda, Prefeito de Tibau do Sul, Nilsinho, Prefeita de Montanhas, Letinha, Líder Político de Montanhas, Jair Farias ao lado da esposa Conceição e Luzia Faria no encontro do PMDB em Monte Alegre.

As lideranças políticas do município de Montanhas, a prefeita Letinha e o mais novo aliado do grupo político, liderado pela prefeita Letinha, o médico e ex-vice-prefeito, Jair Farias, que por oito anos esteve como vice-prefeito naquele município, participou ao lado da prefeita do encontro regional do PMDB, na cidade de Monte Alegre. Jair Faria, além ser um conceituado médico, também é um grande líder político que há anos faz parte do mundo político da cidade de Montanhas.

JOZIMAR FERREIRA PODERÁ SER MAIS UM NOME NA DISPUTA EM SANTO ANTONIO RUMO 2012

Mais um nome como rol de pré-candidato a prefeito de Santo Antonio

A esquerda, Empresário Jozimar Ferreira, pré-candidato a prefeito de Santo Antonio será mais um que poderá receber a benção do Pe. Adelson da cidade de Santo Antonio, rumo 2012

O empresário Josimar Ferreira, da cidade de Santo Antonio será mais um nome na disputa do pleito municipal da cidade de Santo Antonio. Líder político é presidente do partido PC do B do município,  já contabiliza apoios de várias lideranças políticas do município. O mesmo é filho do ex-presidente da Câmara Zezito Ferreira, que foi vereador por dois mandatos naquele município, ao lado do pároco Adelson da cidade de Santo Antonio, estiveram presentes na cidade de Serra de São Bento, na cavalgada promovida pelo grupo da Daya Confecções da Serra, a frente o também empresário Emanuel.

SERRA DE SÃO BENTO

Diversos políticos e lideranças estiveram marcando presença na cidade de Serra de São Bento, no Festival de Inverno.

Veja as fotos:

Ex-vereador de Passa e Fica, Empresário , Birorinho, Blogueiro Lenilson Costa, Amigo João Maria, Secretário Magão da cidade de Passa e Fica e o Presidente do PSDB da cidade de Nova Cruz, o universitário Jandson Costa, todos na Fazenda do empresário Emanuel Faustino da cidade de Serra de São Bento.

Vereador da Serra, Ildemar, Cel. Gricério ao lado da sua esposa, Ausimar Crisanto

Os petistas, Hugo Manso e Marcílo Lucena, também no Festival da Serra S. Bento

Destaques no Congresso em Foco

Jantar dá largada a Prêmio Congresso em Foco 2011

Festa com a presença do presidente da Câmara, Marco Maia, de ministros, parlamentares e outras autoridades marca o início da sexta edição do prêmio que distingue os melhores deputados e senadores do ano Leia mais

PF diz que nº 2 do Turismo recebeu propina

Frederico Costa e Mário Moysés receberam dinheiro de esquema, diz diretor-executivo da PF Leia mais

Deputada destinou R$ 9 milhões para entidade investigada

Duas emendas de Fátima Pelaes (PMDB-AP) foram aprovadas e remetidas para o Ibrasi, organização investigada pela Polícia Federal na Operação VoucherLeia mais

Manchetes dos jornais: ONG do Turismo usou documentos falsos em convênios

Estadão mostra que Ibrasi usou declarações de prefeitura e vereador para se credenciar para receber dinheiro do Ministério do TurismoLeia mais

Ministério do Turismo pede inquérito, afasta servidores e suspende dinheiro

Polícia Federal prendeu principais colaboradores do ministro do Turismo, Pedro Novais, do PMDB Leia mais

Em reunião de emergência, peemedebistas minimizam prisões

Ideli Salvatti garante que prisões de aliados do PMDB no Ministério do Turismo não têm caráter partidário Leia mais

Marlon Reis: a sociedade brasileira aprende a andar

Clique para ler a colunaLeia mais

Oposição vai tentar novamente CPI da Corrupção

Diante da nova operação da Polícia Federal, que prendeu 38 pessoas na manhã desta terça-feira envolvidas com desvio de dinheiro no Ministério do Turismo, oposição volta a falar em ampla investigação do governo Leia mais

 

Dilma Rousseff é inquilina de um Planalto terceirizado

Lula Marques/Folha

Inaugurado junto com a redemocratização do país, em 1985, o modelo que prevê a troca de governabilidade por favores políticos e monetários faliu.

Em 26 anos, o fisiologismo patrimonial evoluiu da conveniência momentânea para um sistema político que pode ser definido como presidencialismo cleptocrata.

Todos os governos que vieram depois da ditadura serviram-se do modelo. Algo que fez de Brasília uma cidade sem culpados. Na capital, só há inocentes e cúmplices.

Na letra fria da Constituição, Dilma Rousseff é presidente da República. Na prática, é mera inquilina de um Planalto terceirizado, sob consentimento do sistema.

Improvisada na política, dona de perfil técnico, Dilma faz cara de nojo. Embora pareça sincero, o asco da presidente converte-se rapidamente em pantomima.

Por razões diversas, Fernando Collor também torcera o nariz para o sistema. Quis monopolizar o resultado dos malfeitos para si e para seu grupo. Foi derrubado.

Em oito meses, Dilma assistiu à conversão de seis ministérios em escândalo. De início, simulou rigor. Conteve o ímpeto quando a sujeira achegou-se ao PMDB.

O último presidente a negligenciar o PMDB havia sido Lula. Produziu-se um escândalo maior: o mensalão. No segundo mandato, o patrono de Dilma rendeu-se à sigla.

O penúltimo escândalo que chega às manchetes carrega peculiaridades que ajudam a entender a metástase que faz o melado escorrer a céu aberto.

No centro da encrenca seminova está o Ministério do Turismo. Uma pasta chefiada por Pedro Novais, um obscuro deputado federal do PMDB do Maranhão.

Novais integra o grupo do senador José Sarney (PMDB-AP). O mesmo Sarney que, em 1985, herdou os compromissos políticos de Tancredo Neves, implementando-os.

Hoje, Sarney opera do outro lado do balcão. Defende Novais, embora diga que não tem a ver com sua nomeação.

O ministro alega que tampouco ele tem a ver com os desvios.O Palácio do Planalto dá razão a Novais. O convênio tóxico é de 2009. Nessa época, o PT dava as cartas no Turismo.

Parte dos presos da Polícia Federal foi empurrada para dentro da equipe de Novais por Antonio Palocci (Casa Civil), à época um escândalo esperando para acontecer.

Como já mencionado, não há culpados em Brasília. A própria Dilma, ex-gerente de toda a gestão Lula conhece a metástase por dentro. Mas é inocente. Ou cúmplice.

Ela talvez preferisse chamar a cleptocracia criada pelos antecessores de herança maldita. A conveniência e a passagem pelo governo Lula a impedem de fazê-lo.

– Em tempo: O texto acima, do signatário do blog, está publicado na Folha desta quarta (10).

Fonte:Blog do Josias

POLÍTICA

Prole do mensalão dá as cartas

Para ler a íntegra clique em Prole do mensalão dá as cartas

O escândalo do mensalão legou ao Brasil uma prole cevada na pilhagem. Cristalizou-se a certeza de que o crime compensa. E, se o desfalcado foi o Erário, compensa muito mais.

Todos continuam ricos e soltos. Quem perdeu o mandato já está à margem da liberdade para nova eleição. A papelada em poder do Supremo Tribunal Federal não assusta a pessoas desse jaez, useiras em ser acossadas à luz da lei.

O mensalão, portanto, é o pai da série de escândalos no governo da mãe do PAC.

À época dos episódios que redundaram na CPI dos Correios, Dilma Rousseff era ministra de Minas e Energia. O resultado de seu trabalho na área é outro aumentativo, o apagão.

Suas digitais ficaram fora do pagamento de mesada a parlamentares, mas foi um presente e tanto para Dilma. O vácuo político surgido com a saída de José Dirceu gerou a proximidade dela com Lula e, em consequência, o comando do primeiro escalão.

Daí para a candidatura foi um pulo no escuro. Em resumo, o mensalão é pai também da mãe do PAC, que aproveitou o método, beneficiou-se dele e vê os valores sendo inflacionados.

Com Dilma mandando, coincidentemente, ocorreu um rito de passagem, dos batedores de carteira para os que carregam o cofre. Foi-se o tempo dos trocados (a filmagem pioneira mostrava um servidor dos Correios recebendo R$ 3 mil), começou a era do bilhão (soma das malfeitorias nos Transportes e suas siglas).

Fim dos disfarces: para que ir a agência bancária receber cinquentinha se pode montar um escritório no andar de licitação do ministério? É outra filha do mensalão, a impunidade, aparecendo com uma neta, a tese do “foi o outro”.

(continua)

Demóstenes Torres é procurador de Justiça e senador (DEM/GO)

Fonte:Blog Ricardo Noblat

 POLÍTICA

O PT virou alvo

Ilimar Franco, O Globo

A operação da PF no Ministério do Turismo tem como alvo a gestão petista. Os fatos investigados ocorreram na administração de Luiz Barretto, atual presidente do Sebrae, e do ex-presidente da Embratur Mário Moysés.

Ontem, no Planalto, era grande a irritação com a PF, de quem se dizia que agiu de forma “espetaculosa” e com “dose exagerada”.

Críticas também ao ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) por não ter sido informado de ordem judicial que chegou à PF na sexta-feira.

Foi tensa a reunião dos senadores do PMDB com a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais). Os peemedebistas estavam irritados com a eventual manobra de colocar no colo do PMDB problemas ocorridos na gestão do PT no Turismo.

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) perguntou à ministra como a PF prendia 35 pessoas e o governo não sabia de nada. “A Polícia Federal é independente”, respondeu Ideli.

No Congresso, indignação suprapartidária com a prisão de um dos secretários da pasta, o ex-deputado Colbert Martins (PMDB-BA). Recém-chegado ao ministério, ele teria liberado apenas a última parcela de um convênio de 2009, com parecer técnico favorável.

Caso não consiga registrar o PSD, Gilberto Kassab já cogita nos bastidores assinar a ficha do PV

A informação foi publicada pelo colunista do jornal “O Estado de São Paulo”, Sonia Racy… O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab teria um “plano B” caso não consiga registrar o PSD a tempo de o partido disputar as eleições de 2012: filiar-se ao PV, partido de Eduardo Jorge, pré-candidato a prefeito da capital de São Paulo.

O problema óbvio dessa ideia é que, nesse caso, tanto o prefeito quanto os demais políticos com mandato que deixaram seus partidos para ingressar no PSD poderiam ser enquadrados na regra da infidelidade partidária e perder os respectivos cargos.

Carlos Eduardo confirma o que o Blog adiantou: fará uma limpeza em 40 dos 46 diretórios do PDT no Estado

Para o leitor do Blog, essa informação não é novidade… Presidente regional do PDT, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves anunciou que fará uma limpeza em 40 dos 46 diretórios do partido no Rio Grande do Norte. O alvo será aqueles pedetistas que não votaram na chapa: Carlos Eduardo/Álvaro Dias para o Governo no ano passado.

“Quem não seguir as diretrizes será convidado a deixar o partido”, frisou Carlos Eduardo em entrevista ao Novo Jornal, desta quarta-feira (10). Até o final de setembro, o PDT potiguar fará essa arrumação. No Seridó, os prefeitos Antônio Macaco (Jardim de Piranhas) e Vanildo Fernandes (Equador) apoiaram o ex-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB).

Serra de São Bento: ex-vereadora é condenada por improbidade administrativa

Irregularidades na arrecadação de contribuições previdenciárias resultaram na suspensão por cinco anos dos direitos políticos da ex-vereadora de Serra de São Bento Francisca Rodrigues de Oliveira, com proibição de contratar com o poder público por igual período e multa no valor de R$ 5.759,06.

As falhas foram demonstradas em ação de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN), motivando sentença da 4ª Vara da Justiça Federal.

Fonte: Tags: MPF/RN .

Hermano vai criar Fórum Permanente para discutir Região Metropolitana de Natal

O deputado Hermano Morais (PMDB) disse que irá criar um Fórum Permanente de Debate sobre a Região Metropolitana de Natal e suas necessidades. Na sessão plenária desta terça-feira (09), Hermano disse que no dia 22 de setembro irá realizar uma audiência pública para discutir o tema.

Ele disse que os municípios que integram a região precisam se organizar e planejar seu crescimento estruturado. “A maioria dos serviços urbanos se concentram apenas em Natal e isso acaba trazendo diversos problemas para a população, como superlotação nos hospitais, transporte público, abastecimento de água e outros”, afirmou o deputado.

Em aparte, o colega Fernando Mineiro (PT) informou que a UFRN irá sediar um seminário sobre o assunto nos próximos dias 22 e 23.

Outras informações:

Assessoria de Comunicação AL/RN

 Henrique e Fábio na reunião com Dilma e o Conselho Político

Deputados potiguares também integram Colho Político de Dilma

Durante a 3ª reunião do ano com a presidente Dilma Rousseff, os líderes partidários e presidentes dos partidos aliados do governo discutiram a crise econômica internacional e as possíveis consequências no Brasil. A presidente Dilma Rousseff aproveitou a reunião do Conselho Político, no Palácio do Planalto, para se aproximar dos aliados, depois das denúncias em órgãos e ministérios comandados pelos partidos políticos que apóiam o governo. Os deputados Henrique Eduardo Alves e Fábio Faria, líderes do PMDB e do PMN, respectivamente estavam.

“Temos ministros competentes, temos um vice-presidente com grande capacidade política, temos uma base aliada ampla, mas precisamos estreitar nossas relações”, disse a presidente, informou o líder do PMDB na Câmara.  Segundo o deputado, Dilma disse que o comando de um país como Brasil é da presidente da República, mas que ela tem consciência de que essa tarefa é exercida em conjunto com as demais lideranças políticas.

Fonte:Blog Marcos Dantas

Wilma defende aliança do PSB com PR, PT e PDT em Caicó

Em entrevista na manhã desta quinta-feira ao jornalista Robson Pires, para a Rádio Rural de Caicó AM, a ex-governadora Wilma de Faria disse que vai trabalhar por uma aliança entre PSB, PT, PR e PDT para a disputa da Prefeitura de Caicó. “Eu sei que é difícil, mas não é impossível”, afirmou.

Segundo a ex-governadora, existem vários nomes que podem entrar na disputa pela sucessão do prefeito Bibi Costa, representado a união desses partidos. Ela citou Fernando Antônio Bezerra, Raquel Dias (filha do ex-prefeito Irami Araújo), empresário José Rangel, médica Graça Fernandes, Pacífico Fernandes (candidato a vice-prefeito em 2008) e o atual vice-prefeito, Gilberto Costa.

“Podemos somar com Bibi, Fátima Bezerra, Vivaldo Costa, João Maia. Eu sei que não é fácil porque existe uma polarização, grupos que se separam, que tem seus projetos. Mas não queremos projetos de A ou de B. Queremos um projeto para Caicó, progressista e desenvolvimentista. Vamos formar um grupo forte para vencer as eleições em Caicó”, afirmou Wilma.

Arte Naïf é exposta no Museu de Cultura Popular durante o Agosto da Alegria

Desde o dia 2 de agosto, a programação do Agosto da Alegria leva ao público a Exposição de Arte Naïf, a arte primitiva moderna. O palco da mostra é o Museu de Cultura Popular, em Natal/RN, onde estão expostas telas dos acervos de grandes artistas regionais e nacionais. A exposição é aberta ao público das 9h às 17h e se estende até o dia 31 de agosto.

Assim como todos os eventos do Agosto da Alegria, a Exposição de Arte Naïf tem uma ligação íntima com o folclore. No espaço, estão sendo expostas obras de Maria do Santíssimo, Djalma Paixão, José Estelo, Iaperi Araújo, Nivaldo, Ivanísio do Vale, entre outros. Para o artista plástico Vatenor Oliveira, que é um dos curadores da Exposição e também expõe durante o evento, “o folclore tem tudo a ver com a arte naïf porque é uma arte ingênua, popular que nasce de uma forma espontânea. É uma manifestação artística do povo”.

Vatenor afirma, ainda, que no Rio Grande do Norte essa arte é muito bem difundida. “Hoje, a arte Naïf conta com a adesão de mais de 70 artistas que retratam o universo popular, como o pastoril, o bumba-meu-boi e outros costumes e tradições”, disse.

A arte Naïf, conhecida também como arte ingênua, é aquela produzida por artistas que não têm formação acadêmica na arte que executam, é um gênero de manifestação estética não erudita, de aprendizagem autodidata. Em termos gerais, a arte Naïf é reconhecida pela simplicidade e pela falta de alguns elementos ou qualidades presentes na arte produzida por artistas com formação nessa área. É uma arte bastante sugestiva, em que o artista pode pintar sem regras.

A programação completa do Agosto da Alegria está disponível nos endereços: www.cultura.rn.gov.br ou www.agostodaalegria.com.br.

Deputado Ezequiel Ferreira propõe na Assembleia sessão solene para homenagear o ex-deputado, Padre Cortez

Deputado Ezequiel Ferreira propõe na Assembleia sessão solene para homenagear o ex-deputado, Padre Cortez

O deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PTB) foi autor na sessão desta terça-feira (09), de um requerimento onde solicita sessão solene especial para homenagear o ex-deputado, Padre José Dantas Cortez. Falecido em 2001, Padre Cortez fez história no Seridó onde atuou como sacerdote em Currais Novos, Florânia, Acari, e outras cidades…

Na política foi deputado estadual em dois mandatos. “Este ano faz 10 anos da morte de Padre Cortez, que foi um grande homem público. Padre Cortez criou a missa do Agricultor em Currais Novos e em Florânia, teve sua maior realização com o Santuário das Graças”, lembrou o deputado.

Projeto relatado por Agripino aumento número de varas trabalhistas no RN

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou hoje em votação simbólica projeto de lei relatado pelo senador José Agripino que aumenta para 10 o número de juízes da composição do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, com sede em Natal. O projeto também cria, na jurisdição do Tribunal, cinco novas varas do trabalho: duas em Natal, uma em Ceará-Mirim, uma em Goianinha e uma em Macau.

“O TRT do Rio Grande do Norte tem sido campeão em aprovação de matéria trabalhista. O que vai bem poderá ir ainda melhor”, afirmou o senador. O projeto é de origem do Tribunal Superior do Trabalho. Como o projeto é terminativo, poderá ser votado ainda hoje no Plenário do Senado.

Fátima vai apresentar projeto de lei instituindo a Semana Nacional da Educação Fiscal

A deputada federal Fátima Bezerra disse hoje (9/8) em reunião da Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital) que vai apresentar um projeto de lei instituindo a Semana Nacional de Educação Fiscal. Ela disse, também, que apresentou duas propostas de emendas ao Plano Nacional de Educação (PL 8035/10) para que o assunto seja incluído nos temas transversais a serem tratados em sala de aula. “O Fisco tem um papel fundamental para o Estado, mas nem sempre a população tem consciência dessa importância. A escola é o local ideal para que seja iniciada a educação tributária no Brasil”, afirmou.

Fátima Bezerra disse, também, que vai apresentar um requerimento na Comissão de Educação e Cultura para que seja realizada uma audiência pública que debaterá a inclusão do tema educação fiscal nos currículos escolares. Adiantou, também, que já fez contatos no Ministério da Educação para saber o que já estava sendo feito nessa direção. “Eles já têm um programa nesse sentido e resolvemos procurá-los para fazermos um projeto que possa ser somado às experiências existentes”, afirmou.

Também estavam presentes na reunião, o ex-presidente do Sindifern José Ribamar, o diretor Michel Pedrosa Guimarães e o diretor de Políticas e Ações Sociais da Fenafisco, o potiguar Lúcio Roberto de Medeiros Pereira. Além das lideranças do Sindifern, estavam presentes sindicalistas dos fiscos estaduais de todo o país.

FPM de agosto terá aumento de 14% em relação a julho

O Tesouro Nacional depositou, na noite desta terça-feira(9), os valores referentes à primeira parcela do FPM de agosto.

Os municípios de coeficiente 0.6 receberão R$ 174.006,84; os de coeficiente 0.8 receberão R$ 232.008,31; os de coeficiente 1.0, R$ 290.010,75 e os de coeficiente 1.2 receberão R$ 348.012.51.

Previsão

A Secretaria do Tesouro Nacional divulgou hoje novas estimativas para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para os meses de agosto, setembro e outubro.

A previsão inicial da própria STN, de aumento de 33% em relação a julho, foi reformada: a nova estimativa indica crescimento de apenas 14%.

A STN também divulgou nova previsão para o mês de setembro – queda de 13% em relação a agosto – e a primeira previsão para outubro – aumento de 16% em relação a setembro.

Deixar um comentário