Política & Políticos – Por Lenilson Costa

Encontro do PSB-RN terá a participação do presidente nacional do partido

Foto:Divulgação

O presidente nacional do PSB, governador de Pernambuco Eduardo Campos, vai participar de evento do partido em Natal, na próxima segunda-feira, quando falará sobre a política nacional e a posição partidária no cenário político brasileiro. O evento, que será na Assembléia Legislativa, às 10h30, reunirá deputados, prefeitos, vereadores, presidentes de partidos aliados e demais lideranças.

Na ocasião, Eduardo Campos também vai abonar as fichas de filiações de lideranças municipais do Rio Grande do Norte, como os ex-prefeitos Cid Arruda (Nova Cruz), Haroldo (Martins), Celú (Passa e Fica).

Cid Arruda será o mais novo aliado de Wilma na Região Agreste

Segundo Wilma de Faria, o PSB vem realizando um trabalho direcionado à inserção e fortalecimento do partido nas comunidades. Com base nisso, está realizando encontros, congressos e cursos de formação política com o objetivo de reforçar sua representatividade eletiva nos municípios.

 Assessoria de Imprensa

Ana de Hollanda visitará teatros na Grande Natal, IFRN e Instituto Câmara Cascudo

A agenda da visita da ministra da Cultura Ana de Hollanda ao Rio Grande do Norte foi confirmada.

Ela chega a Parnamirim na tarde do dia 26 e visita as obras do teatro municipal da cidade, cuja ordem de serviço foi assinada dia 8 pelo prefeito Maurício Marques (PDT). O equipamento está inserido no programa Mais Cultura, é orçado em R$ 5,2 milhões e será custeado pelo Governo Federal após empenho da presidenta da Comissão de Educação e Cultura Fátima Bezerra (PT). A previsão é de que fique pronto em 180 dias.

A conquista do teatro de Parnamirim – que terá dois andares, capacidade para mais de 500 pessoas e tela para projeção de filmes – motivou o convite de Fátima Bezerra à ministra, que se interessou de imediato em conhecer o projeto. É a primeira vez que Ana de Hollanda vem ao Rio Grande do Norte como auxiliar da presidenta Dilma Rousseff.

Em seguida, Ana de Hollanda vai ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da av. Rio Branco – unidade pioneira no país em ações voltadas para a área da Cultura.

Dia 27 pela manhã, a ministra será recebida por familiares de Luiz da Câmara Cascudo no Instituto que reúne o acervo do folclorista. Ana de Hollanda termina a visita a Natal no Teatro Municipal Sandoval Wanderley, quando conhecerá o projeto de revitalização para o espaço, fechado há mais de dois anos.

Assessoria de Imprensa

Promotoria de Monte Alegre faz recomendações a três municípios

O MPRN, por intermédio da Promotora de Justiça da Comarca de Monte Alegre, Lara Maia Teixeira Morais, fez uma recomendação, de caráter preventivo, ao Prefeito Municipal, ao Secretário Municipal de Saúde e à Diretora do Hospital Maternidade Maria das Neves, de Brejinho. O procedimento se deu devido a constatação de inexistência de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) no Maria das Neves. O termo de inspeção Sanitária foi realizado pela SESAP/SUVISA.

As recomendações são necessárias, pois baseiam-se na obrigatoriedade de todo o hospital do país manter o Programa de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH), visando à redução máxima da incidência e da gravidade das infecções hospitalares, para isso os hospitais devem constituir a  CCIH.

Ao Prefeito e aos Secretários, foi recomendado que constituam e ponham em efetivo funcionamento a Coordenação Municipal de Controle de Infecção Hospitalar (CMCIH). À Diretora do Hospital, recomendou-se que constitua e ponha em efetivo funcionamento a sua Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Em Lagoa Salgada e Vera Cruz o mesmo aconteceu. Conforme termo da SESAP/SUVISA, na Unidade Mista de Saúde Zuza Costa, localizada em Lagoa Salgada, e na Unidade Mista de Saúde de Vera Cruz também foi constatada a inexistência de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). As recomendações aos Prefeitos, Secretários e Diretores dos hospitais de Lagoa Salgada e Vera Cruz, foram as mesma feitas aos representantes de Brejinho.

Baía Formosa: MP quer restituição de recursos ao erário

O ex-prefeito do município de Baía Formosa deverá restituir ao erário, os recursos não aplicados na erradicação de casas de taipa da cidade. É o que prevê o inquérito civil instaurado pelo Ministério Público, através da Promotoria de Justiça da Comarca de Canguaretama.

O inquérito considera o relatório do Tribunal de Contas, apontando que o ex-prefeito de Baía Formosa, José Galdino Alves, não teria aplicado, em sua totalidade, os recursos oriundos de um convênio com a Secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), destinados a erradicação de casas de taipa da cidade.

Além da restituição, o ex-gestor poderá ainda sofrer sanções por improbidade administrativa. “Como não houve aplicação total dos recursos, o saldo deverá ser restituído ao erário, e é isso que estamos buscando nesse inquérito, além da aplicação de sanções por improbidade administrativa, caso forem cabíveis”, conclui a Promotora Adriana Lira de Luz Mello.

Fonte: por Assessoria de Imprensa do MPRN

Cortejo cultural tomará conta das ruas de Natal

Com o intuito de levar a cultura popular aos bairros da cidade, o projeto Agosto da Alegria promove o cortejo “Celebrando a Cultura Popular nos Bairros de Natal”. O cortejo percorrerá, de 22 a 25 de agosto, sempre às 15h, os bairros das quatro zonas de Natal. O Agosto da Alegria é um projeto do Governo do Estado, promovido pela a Secretaria Extraordinária da Cultura/Fundação José Augusto. “Celebrando a Cultura Popular nos Bairros de Natal” conta também com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC).

Assim como todos os eventos do Agosto da Alegria, o cortejo “Celebrando a Cultura Popular nos Bairros de Natal”, tenta resgatar, através de suas apresentações, a cultura popular muitas vezes esquecida e ignorada. Irão se apresentar grupos folclóricos de dança, teatro, bandas, baterias de escolas de samba, quadrilhas, entre outros. Grande parte das atrações é oriunda das Escolas Estaduais, Municipais e Particulares, Associações, Conselhos Comunitários, Clubes de Mães e Igrejas Católicas e Evangélicas.

O primeiro cortejo cultural acontece nesta segunda-feira (22), na Zona Norte da cidade. A concentração será na Praça dos Coqueirais, no Conjunto Santa Catarina, seguindo pela Avenida Florianópolis, Rua Ilhéus com destino a Praça de Eventos próxima a Escola Iapiçara Aguiar.

O cortejo prosseguirá com suas apresentações no dia 23, nas ruas da Zona Sul, com saída da Avenida das Alagoas, Neópolis (próximo a Yellow Vídeo), seguindo pela Avenida Ayrton Senna, Rua da Conquista, Rua Coparão, Rua Barbacena retornando pela Avenida das Alagoas até a Praça Tarcisio Maia;

No dia 24, o cortejo cultural irá invadir as ruas da Zona Oeste, com saída da Escola Municipal Joaquim Honório, seguindo pela Rua Baraúnas, Rua dos Pegas, Mercado das Quintas com destino a Rua São Geraldo.

“Celebrando a Cultura Popular nos Bairros de Natal” se encerra no dia 25, nas ruas da Zona Leste com saída da Escola Estadual Izabel Gondim – Rocas, seguindo pela Rua Pereira Simões, Rua do Areial, Rua Miramar até a Praça do Pescador na Praia do Meio.

O cortejo cultural contará, ainda, com a participação de grupos de dança, teatro e bandas dos municípios de Assú, São Paulo do Potengi, Caicó, Ipueira, São João do Sabugí, Mossoró, Cruzeta, Parelhas e Currais Novos.

Para mais informações sobre o Agosto da Alegria ou para ver a programação completa, acesse www.cultura.com.br ou www.agostodaalegria.com.br.

 

Deixar um comentário