Política & Políticos – Por Lenilson Costa

NOVO CRUZ – IMPACTO

A divulgação de uma pesquisa artesanal na cidade de Nova Cruz, tem colocado o prefeito Flávio Azevedo, em situação desconfortável, os números tem mostrado uma verdadeira realidade no quadro politico do município. Mesmo o prefeito tendo aglutinado o grupo político da família Cunha Lima e Melo, não foi suficiente para deixar o prefeito em situação confortável. É preciso mais ação energética para mudar um pouco o quadro.

VISUALISANDO

O prefeito de Nova Cruz, Flávio Azevedo, é sabedor que não é fácil ultrapassar os resultados negativo que existem em menos de 3 anos de administração, visualizando assim a sua situação administrativa, já colocou em seu programa na Radio Curimataú, que não sairá candidato caso não consiga realizar alguns pleitos para o município até o próximo ano.

EXPECTATIVA

O prefeito da cidade de Nova Cruz, Flávio Azevedo criou um clima de expectativa insinuando que no dia 06 de agosto iria acontecer um fato. Até agora esse fato não ocorreu. Alguns expert da politica local, dão conta que era a estreia de um programa do prefeito Flávio Azevedo na emissora FM Agreste de propriedade do vice – governador Robinson Faria. Coisa que até agora não deu certo. E pelo acontecimento que nós estamos visualizando no RN, com a grande união do quarteto (Carlos Augusto Rosado, esposo de Rosalba, deputado federal, Henrique Alves, Ministro Garibaldi Alves e do senador José Agripino), de uma reunião que ocorreu em Brasília, já foi suficiente para o Presidente do PSD, puxar o freio de mão e não mais liberar o programa de rádio para o prefeito Flávio Azevedo da cidade de Nova cruz, que é ligadíssimo a cúpula do PMDB.

ROBINSON FARIA

O vice – governador Robinson Faria poderá rever o seu projeto politico e começar a ser o andarilho do Agreste. Foi a Região do Agreste, que contribuiu e muito para Robinson ser um verdadeiro líder politico de projeção estadual. Robinson aglutinou as forças de suas lideranças politicas para diversos deputados estaduais. Não ficou se que comandando com exclusividade um deputado na Região Agreste. Todos foram votados, agora contemplados com votos de outras regiões. Votações bem diferentes do então deputado mais votado do Agreste que foi na época o então deputado Robinson Faria.

PERCA

O vice – governador já contabiliza em menos de dois anos perca de varias lideranças politicas no Agreste. Lideranças do potencial do ex-prefeito da cidade de Nova Cruz, Cid Arruda, atual prefeito da cidade de Passa e Fica, Pedro Augusto Lisboa, Aldo Henrique, ex-prefeito da cidade de Santo Antonio, ex-prefeito da cidade de Várzea, Antonio Gernival. E muito outros que estão descontes com o tratamento que o vice – governador vem dando as suas lideranças do Agreste.

PROGRAMA

O Programa comandado pelo clã da família Andrade, na emissora FM Talismã/PB, tem servido para denunciar alguns descasos da administração da cidade de Nova Cruz. A voz mais firme e de total cobrança é a do atual vice-prefeito João Paulo da cidade de Nova Cruz e do ex-prefeito Vandi  Ernesto. O mesmo adiantou que a saúde é um verdadeiro descaso na administração do prefeito Flávio.

VAGAS

A Câmara Municipal da cidade de Nova Cruz, já aprovou na ultima quinta – feira, o Projeto que altera o aumento de vagas de vereadores no plenário Samuel José de Melo, contando atualmente com 9 edis. Agora passou para as eleições de 2012, serão contabilizados 13 vereadores.

JADSON COSTA

O candidato a vereador Jadson Costa, já articula alguns apoios para o sua  campanha. Neste final de semana manteve contatos com amigos e correligionários. O mesmo também vai marcar presença na Assembleia Legislativa, ao lado do futuro prefeito Cid Arruda.

CID ARRUDA

O ex-prefeito Cid Arruda da cidade de Nova Cruz, nesta segunda-feira assina a ficha de filiação ao partido do PSB, quem abonará a ficha será o Presidente Nacional do PSB, o atual governador do Estado do Pernambuco, Eduardo Campos. O ato acontecerá na Assembleia Legislativa, ao lado da ex-governadora Wilma de Faria e demais membros da cúpula do PSB estadual.

BRASÍLIA – CAMINHANDO

O pleito de 2012 vai caminhando para existir poucas alterações nas eleições do próximo. Com o tempo praticamente chegando ao final de se alterar um ano antes das eleições. Como o foco esta direcionado para os atos de corrupção do governo federal, praticados por alguns membros dos ministérios, dificilmente será votado algumas emendas que altere a atual legislação eleitoral para entrar em vigor no próximo ano. Sendo assim permanecerá do jeito que se encontra.

Governo X Assembleia

Unidas, as bancadas do DEM/PMDB/PR/PSD terão 15 deputados a favor do Governo.

Margem de manobra excelente e capacidade de aprovar as mensagens que o Executivo enviar para o Legislativo.

É de se supor que o Governo Rosalba Ciarlini – como aliás, todos os Governos – vai voar em céu de brigadeiro na Assembleia.

Bancada avulsa e oposição

Há ainda a bancada cuja liderança maior é a ex-governadora Vilma de Faria, composta pelos deputados Tomba (PSB); Larissa Rosado (PSB) e Márcia Maia (PSB).

Fernando Mineiro (PT), embora siga a liderança do seu partido, fará também oposição ao Governo.

Serão 4 deputados.

Agnelo Alves (PDT), Fábio Dantas (PHS), Nelter Queiróz (PMDB dissidente) e Ezequiel Ferreira de Souza (PTB) comporão uma “bancada” que atuará como fiel da balança em algumas votações.

São 4 deputados.

Esta última será a bancada “cada caso é um caso”.

No bloco do “eu sozinho”, por enquanto, o deputado Gilson Moura (PV).

Liderados de do vice-governador

O grupo liderado pelo Vice Governador Robinson Faria também fará parte da base aliada, completando assim a banda de música de Rosalba Ciarlini na Assembleia.

Fazem parte deste grupo os seguintes deputados:

Vivaldo Costa ( ainda no PR mas de malas prontas para o PSD); José Dias (PMDB/PSD); Gesane Marinho (PMN/PSD); Ricardo Motta (PMN/PSD); Raimundo Fernandes (PMN/PSD) e Gustavo Carvalho (PSB/PSD).

São 6 deputados.

Correlação de forças na assembleia

A proximidade da chegada do PMDB e do PR completos, numa aliança com a Governadora Rosalba Ciarlini, não sinaliza somente um palanque para 2012, onde for possível e 2014, já anunciado.

Muda também a correlação de forças dentro da Assembleia Legislativa, equilibrando o domínio do grupo liderado pelo vice Governador Robinson Faria.

Agora os deputados Walter Alves (PMDB); Gustavo Fernandes  (PMDB); George Soares (PR); Hermano Morais (PMDB); Poti Júnior (PMDB); Antônio Jácome (PMN); Getúlio Rêgo (DEM); Dibson Nasser (PSDB) e Dr. Leonardo (DEM) vão fazer parte de uma bancada liderada efetivamente pela Governadora (com o apoio declarado do PMDB e do PR).

Total de 09 deputados.

Fonte: Do Fator RRH

Henrique troca gentilezas com a governadora mas não assume apoio formal

Mesmo com toda a troca de gentilezas entre o PMDB e o DEM, o deputado federal Henrique Alves não assume o apoio formal do partido ao Governo de Rosalba Ciarlini.

É bem verdade que durante a convenção do DEM, neste sábado(20), no seu pronunciamento, Henrique afirmou que Rosalba poderia contar com ele e o PMDB no Rio Grande do Norte e em Brasília.

Mas logo após o término da convenção, em entrevista ao blog, Henrique foi mais cauteloso e declarou que o partido ainda não tomou nenhuma posição em relação a um eventual apoio ao Governo Rosalba Ciarlini.

Fonte:Blog Robson Pires

Henrique Alves diz que a partir de agora quem vai dar o rumo do PMDB no Estado é Garibaldi Filho

No seu pronunciamento durante a convenção do DEM, o deputado federal Henrique Alves disse que nunca mais fará campanha política separado do ministro Garibaldi Filho.

“Garibaldi eu não quero nem saber. Nunca mais faço uma campanha distante de você. Prá onde você for, eu vou atrás. Onde você estiver, eu estarei”, enfatizou Henrique.

 Henrique foi mais além e declarou que Garibaldi era o melhor quadro do PMDB. “Eu quero dizer para todo o Rio Grande do Norte ouvir: o melhor  de todos nós, da família peemedebista,  é Garibaldi. O líder de todos nós do PMDB é Garibaldi”.

E entregou o comando do PMDB a Garibaldi. “A partir de agora e para sempre quem vai dar a última palavra do PMDB, quem vai indicar o caminho que o PMDB vai seguir é você”, enfatizou Henrique.

Garibaldi diz que em 2014 o palanque será o mesmo que estava representado na convenção do DEM

A convenção do DEM, realizada na Assembléia Legislativa neste sábado(20), foi uma verdadeira rasgação de seda entre as principais lideranças do Democratas e do PMDB.

E aproveitando o clima de total cordialidade entre os dois partidos, o ministro Garibaldi Filho não se conteve e previu que PMDB e DEM estarão juntos em 2014.

“Em 2006 em vim. Em 2010 eu fiquei e em 2014 vocês vão ver: o palanque vai ser esse mesmo daqui da convenção. Eu não sou profeta. Mas quem quiser pagar prá ver, que pague, mas o palanque vai ser esse mesmo”, afirmou Garibaldi.

O ministro foi aplaudidíssimo.

Fonte:Blog do Oliveira

 

Deixar um comentário