Rogério, diz que país perdeu chance de enfrentar desindustrialização

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) disse que o Brasil tem condições de enfrentar a crise econômica que abala bolsas de valores em vários países. Mas, para isso, enfatizou, o governo precisa conter a supervalorização do real e diminuir as taxas de juros.

Na avaliação do tucano, que tem formação acadêmica em Economia, o governo perdeu oportunidades de investir na infraestrutura e enfrentar a desindustrialização. Ainda de acordo com Rogério, o Brasil não está imune às oscilações no setor.

“O país precisa adotar medidas duras, mas que não penalizem ainda mais a população, que estimulem o setor produtivo e melhorem a situação de competitividade interna em um ambiente externo extremamente hostil. Não acredito que o Brasil esteja totalmente frágil, mas poderia estar em uma situação muito melhor se as oportunidades não tivessem sido perdidas”, disse o parlamentar ao Diário Tucano que circula nesta terça-feira (09).

Esta segunda (08) foi marcada por quedas nas bolsas de valores em todo o mundo. No Brasil, a Bovespa teve o pior índice desde outubro de 2008, caindo 8,08%. Nos Estados Unidos, o Dow Jones registrou a pior desvalorização desde dezembro do mesmo ano: 5,5%.

Rogério Marinho destacou a importância da realização da reforma tributária e cortes nos gastos do Estado, como a redução no número de ministérios, cargos comissionados, diárias e divulgação institucional.

Nesta terça (09), às 15 horas, o plenário da Câmara se transformará em comissão geral, com a presença de ministros da equipe econômica, que explicarão as medidas adotadas para conter o impacto, no Brasil, da crise fiscal dos Estados Unidos e da Europa.

Os deputados esperam que o governo explique como pode melhorar a situação a médio e longo prazo. “A expectativa é que expliquem quais foram os critérios utilizados para não beneficiar a indústria como um todo e não fazer as reformas que o país precisa”, disse Rogério.

 

Deixar um comentário