Santo Antonio: 1° edição do “Cidadania para Todos”mobiliza população

Uma manhã de orientações e atendimentos médicos, para alertar a população sobre a importância da avaliação e cuidados constantes com a saúde. No final, sorteio de brindes e atividades de beleza no centro da cidade. Este foi o cenário da primeira edição do projeto “Cidadania para Todos” realizado, no último sábado (20), no município de Santo Antônio-RN.

Desenvolvido através de uma parceria entre o Instituto Pedro Cavalcanti (IPC), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e a prefeitura da cidade, a iniciativa disponibilizou mais de 400 procedimentos de saúde, entre consultas com fonoaudiólogas, otorrino e clinico geral; exames de espectrografia vocal e audiometria; e testes de glicemia e verificação de pressão arterial.

O vigia Antônio Paulo da Silva foi um dos primeiros a ser atendido pelos médicos. Foi ao evento em busca de uma consulta audiológica e tentar descobrir o porquê de, há alguns anos, sempre ter que pedir para as pessoas repetir o que falam, para que ele possa realmente compreendê-las.

“Algumas vezes fico um pouco constrangido, por exemplo, quando vou ao banco, e já imaginava que precisava ir ao otorrino, porque tenho casos de pessoas na família que já perderam a audição”, disse.

Após o exame de audiometria, foi diagnosticado que Antônio Paulo uma possui perda auditiva severa nos dois ouvidos e recebeu o encaminhamento para a realização de exames complementares e acompanhamento na sede do Instituto Pedro Cavalcanti, em Natal.

Para a empresária Valéria Cavalcanti, organizadora do evento, a 1° edição do projeto atingiu seu objetivo de levar informação e também facilitar à visita aos profissionais de saúde. “Realizamos um grande número de atendimentos e muitas pessoas puderam fazer exames que, às vezes, nem sabiam que estavam precisando. Principalmente no caso da otorrinolaringologia, que ainda é uma especialidade não tão acessível à maioria da população”, destacou.

A fotógrafa, Ana Maria Adelina da Silva, mora um pouco distante do local de realização do evento, no Distrito de Redenção, mas também não queria perder a oportunidade de fazer a sua consulta e a do seu pai, o agricultor Pedro Adelino da Silva, com o otorrino do Instituto.

“Faz quatros anos que não sinto o cheiro direito das coisas e sempre tenho sangramentos nasais, quando o tempo esfria. Como o município está sem essa especialidade, há cinco meses peguei uma ficha de referência e fui a um otorrino em Parnamirim, mas fica complicado fazer o acompanhamento. E, hoje, meu pai também teve um pequeno sangramento, por isso, quando soube, estava na feira e, mesmo atrasada, vim correndo para cá”, contou Ana Maria Adelina.

O evento começou às 8h, com a parte de saúde, nas salas da Escola Estadual Manoel Dantas, onde os moradores eram atendidos por ordem de chegada, e foi até às 14h, no espaço do Pavilhão Antigo, com o sorteio de camisetas, relógios, perfumes e sete bicicletas para as famílias presentes, além de cortes de cabelos gratuitos para adultos e crianças.

Deixar um comentário