Agripino prestigia posse do jornalista Merval Pereira na ABL

O presidente nacional do Democratas, senador José Agripino, participou da solenidade de posse do jornalista Merval Pereira na Academia Brasileira de Letras (ABL) na noite desta sexta-feira (23). Em cerimônia realizada na sede da instituição, no centro do Rio de Janeiro, o senador potiguar acompanhou o colunista de O Globo assumir a cadeira de número 31, sucedendo o escritor Moacyr Scliar, morto em fevereiro deste ano.

O discurso de boas vindas ao novo imortal foi feito pelo acadêmico Eduardo Portella, que enfatizou a importância do trabalho do jornalista no atual contexto político brasileiro.

– É importante distinguir a consciência moral da bravata. O Merval é uma pessoa que pratica a denúncia tranquila, na qual o vigor moral se impõe por ele mesmo, dispensando os adjetivos exaltados, avaliou Portella.

Ao citar José Agripino, Portella enalteceu a postura do parlamentar norte-rio-grandense, a quem chamou de “baluarte da resistência democrática”, referindo-se ao papel de Agripino no Congresso Nacional como oposicionista.

Na ABL, criada por Machado de Assis há 114 anos, Agripino compôs a mesa principal ao lado do ministro do STF, Carlos Ayres Britto; do colega senador Lindbergh Farias (PT-RJ); do presidente do Congresso e Acadêmico, José Sarney, e do presidente da ABL, Marcos Vilaça.

Além de destacar a relevante história do jornalista Moacyr Scliar, Merval ressaltou em seu discurso a liberdade de imprensa e a importância da instituição. “Agora faço parte de uma Casa cujo propósito é aquele que busquei a vida inteira, com meu ofício: produzir conhecimento e difundi-lo, para o bem de nosso país”, de nossa cultura.

Entre literários e jornalistas, também estavam presentes na cerimônia os vice-presidentes das organizações Globo, José Roberto Marinho e João Roberto Marinho.

 

Deixar um comentário