Brasil é o quarto maior comerciante de veículos do mundo no mundo
Por InfoMoney, InfoMoney
SÃO PAULO – No sétimo mês de 2011, o Brasil ficou na quarta colocação no ranking mundial de vendas de veículos, com 287.934 unidades comercializadas. Na comparação com o mesmo mês de 2010, quando foram vendidos 285.276 automóveis no País, a alta foi de 0,9%.
Os dados, divulgados nesta quinta-feira (1) pela Jato Dynamics do Brasil, mostram que a Alemanha, que agora ocupa o quinto lugar no ranking, teve crescimento de 10,6% em julho.
A Rússia, a sexta do ranking, apresentou aumento de 26,8%, porém, Índia e França que registraram resultados positivos nas vendas do semestre, tiveram queda de 7,8% e 6,7%, respectivamente, na comparação com 2010.
Os três melhores
A pesquisa aponta que o ranking dos três primeiros continua inalterado, porém, a China está agora em segundo lugar, com crescimento de 7,5% no semestre.
Os Estados Unidos conquistaram a primeira posição da lista, embora com um desempenho menor do que o dos chineses: alta de 0,9%. O Japão, por sua vez, registrou queda de 23,5% nas vendas. Ainda assim, o número de veículos vendidos (369.820 mil) no mês de julho manteve o país asiático no terceiro lugar do ranking.
“A maioria dos fabricantes japoneses divulgou produção de veículos sem muito brilho e as vendas de julho causam um certo mal estar em curso da indústria, uma vez que o país lida com uma moeda forte, lutando para se recuperar do tsunami de março e, em paralelo, enfrentam a precária economia global”, afirma o diretor-presidente da Jato Dynamics do Brasil, João Carlos Rodrigues.
Entre as três últimas do ranking, está a França, seguida da Grã-Bretanha, com queda de 3,2%, e da Itália, com queda de 11,4%.
As marcas
A Toyota liderou as vendas no sétimo mês de 2011, mesmo com queda de 16,6%, na comparação com o mesmo período do ano passado, seguida da Volkswagen, com 14,9%, conforme tabela:
138.141 164.835 19,3% Fiat 153.356 148.440 -3,2% Renault 131.848 130.861 -0,7% Fonte: Jato Dynamics
“Seguindo a Kia neste caminho do crescimento, nota-se a Volkswagen, que no acumulado apresenta incremento de 17,1%. Ambas seguem suas respectivas trajetórias de crescimento, sinalizando que a fraqueza econômica até agora não teve um impacto significativo sobre seus negócios”, acrescenta Rodrigues.
Ranking Marcas mais vendidas | |||
Marca | Julho 2010 | Julho 2011 | crescimento % |
Toyota | 509.311 | 424.759 | -16,6% |
Volkswagen | 356.799 | 410.108 | 14,9% |
Ford | 357.831 | 376.854 | 5,3% |
Chevrolet | 289.490 | 338.749 | 13,5% |
Nissan | 275.120 | 292.697 | 6,4% |
Hyundai | 232.636 | 261.197 | 12,3% |
Honda | 280.974 | 208.050 | -26% |
Kia |