“Trânsito na Paz” será tema de campanha da Semana Nacional de Trânsito no RN

Fotos: Ivanízio Ramos

A Semana Nacional de Trânsito acontece em todo o Brasil entre os dias 18 e 25 de setembro. O Governo do Estado não poderia ficar de fora dessa luta e este ano as ações governamentais irão se unir à campanha “Trânsito na Paz” idealizada empresário Marcelo Moura, que perdeu um filho de 17 anos em um acidente de carro. O direcionamento da campanha foi discutido nesta segunda-feira (12) entre o diretor geral do Detran, Érico Valério; o assessor de Comunicação Social do Governo do Estado, Alexandre Mulatinho; o empresário Marcelo Moura e a equipe da agência responsável pela veiculação das ações.

O lançamento oficial da campanha no Rio Grande do Norte acontecerá na próxima segunda-feira (19), no Auditório da Governadoria, às 9h. Na oportunidade, Marcelo Moura vai realizar um bate-papo educativo sobre o tema “Trânsito na Paz”.

A morte do estudante Alan Almoedo Moura, de 17 anos, aconteceu em fevereiro deste ano na Av. Hermes da Fonseca e motivou seus pais a iniciarem a campanha no mês de abril em bares, casas noturnas, colégios, universidades e autoescolas. O objetivo é conscientizar, principalmente os jovens, sobre a importância de uma cultura de paz no trânsito. São milhares de mortes que poderiam ser evitadas com atitudes simples e conscientes.

A campanha do Rio Grande do Norte se une ao tema abordado em todo país na Semana Nacional de Trânsito: “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Juntos podemos Salvar Milhões de Vidas”. Proposto pela ONU (Organização das Nações Unidas), o tema nacional, assim como a campanha apoiada pelo Governo do RN, tem como objetivoreduzir pela metade nos próximos 10 anos o número de mortos e feridos em acidentes de trânsito. “O Governo do Estado decidiu somar à campanha ‘Trânsito na Paz’ e reforça as ações de conscientização dos jovens por entender que o trabalho que vem sendo realizado por Marcelo tem o mesmo objetivo. A meta é atingir principalmente jovens e adolescentes”, explicou Alexandre Mulatinho.

A campanha “Trânsito na Paz” contará com o apoio de órgãos ligados à segurança e educação no trânsito, como as Secretarias de Estado da Saúde Pública e da Educação e da Cultura, Corpo de Bombeiros, Detran-RN, Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. A programação em Natal contará com blitz educativa e orientação a respeito de direção defensiva. A ideia é intensificar, durante o período de 18 a 25 de setembro, as atividades tanto em relação à educação como fiscalização no trânsito.

As ações educativas contarão com informações sobre a importância do uso correto dos equipamentos de segurança e do uso consciente das vias e veículos. Em relação aos motociclistas, serão realizadas atividades para conscientizar a todos sobre a necessidade do respeito à sinalização e as leis do trânsito, além de blitzen educativas.

Marcelo Moura fará palestra para a Associação

Nacional dos Departamentos de Trânsito (AND)

Nos dias 29 e 30 de setembro, Natal irá sediar o XXXIV Encontro Nacional dos Órgãos Executivos de Trânsito dos Estados e do Distrito Federal, cujo tema central será a Semana Nacional de Trânsito. O encontro será promovido pela Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito (AND), presidida pelo diretor geral do Detran/RN, Érico Valério, que convidou o empresário Marcelo Moura para proferir uma palestra. “A participação de Marcelo, contando sua história e o trabalho que vem desenvolvendo para conscientizar os jovens sobre a importância da responsabilidade no trânsito, irá enriquecer o nosso encontro”, disse o presidente da AND.

Fonte: Assecom-RN

Deixar um comentário