Política & Políticos – Por Lenilson Costa

WILMA EM BRASÍLIA

A presidente estadual do PSB-RN, ex-governadora Wilma de Faria, participou hoje à tarde da posse da ex-deputada federal Ana Arraes como ministra do Tribunal de Contas da União (TCU). A presidente da República, Dilma Rousseff, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, filho da nova ministra, também participaram da cerimônia solene na Sala de Sessões Ministro Luciano Brandão Alves de Souza, no edifício-sede do TCU.

Deu no Blog do Ricardo Noblat

POLÍTICA

Nome de Aldo é levado ao Planalto pra substituir Orlando Silva

Maria Lima, O Globo

em reunião da cúpula do PCdoB [ ontem] à noite, na casa do deputado Aldo Rebelo (SP), os comunistas jogaram a toalha e decidiram que não havia mais como sustentar a permanência do ministro Orlando Silva no Ministério do Esporte. Depois de muita discussão com o presidente do partido, Renato Rabelo, e outros líderes, o nome de consenso para substituir Orlando era o do ex-ministro das Relações Institucionais do Governo Lula, Aldo Rebelo.

Nesta quarta-feira pela manhã, Renato Rabelo se reuniu com Orlando para relatar a conversa com a bancada e em seguida foram ao Planalto.

– A unanimidade da bancada concluiu que a situação era insustentável e estava atingindo o partido como um todo. Num primeiro momento a decisão era se unir em torno do nome de Orlando porque todo mundo achava que era tudo mentira, e ainda acha. Mas ele perdeu todas as condições políticas de continuar no cargo. Na reunião a coisa se afunilou pro nome do Aldo – contou um dos parlamentares presentes a reunião.

Senado aprova Lei de Acesso à Informação Pública

O Senado aprovou no início da noite desta terça-feira em votação simbólica o projeto de lei que põe fim ao sigilo eterno de documentos oficiais e que regula o acesso a informações do governo. Foi mantido o texto da Câmara e rejeitados os destaques apresentados pelo senador Fernando Collor (PTB-AL) , principal opositor à imposição de um limite temporal para o sigilo de documentos oficiais. O texto segue agora para a sanção presidencial.

Leia mais em Senado aprova Lei de Acesso à Informação Pública sem sigilo eterno para documentos oficiais

Câmara aprova criação de mais 1.853 cargos no Executivo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, em caráter conclusivo, dois projetos de lei criando 1.853 novos cargos no âmbito do Poder Executivo, sendo 1.293 no Itamaraty e mais 560 na Advocacia Geral da União (AGU), sem contar a transformação de cargos já existentes.

No caso do Ministério das Relações Exteriores, o governo pede a criação de 400 vagas de diplomatas e ainda 893 cargos de oficiais de chancelaria. As duas propostas foram enviadas em 2010, ainda na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi marcada pelo aumento de gastos com pessoal.

Leia mais em Câmara aprova criação de mais 1.853 cargos no Executivo

STJ aprova, em decisão inédita, casamento civil entre duas mulheres

Carolina Brígido, O Globo

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou nesta terça-feira o casamento civil entre duas mulheres gaúchas que vivem juntas há cinco anos, em uma união homoafetiva. A decisão foi tomada pela Quarta Turma do tribunal, por quatro votos a um. Em maio deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) havia reconhecido a união estável entre pessoas do mesmo sexo. Mas, agora, as pessoas terão direito a uma certidão de casamento registrada em cartório, no mesmo modelo da usada por casais heterossexuais.

Leia mais em STJ aprova, em decisão inédita no país, casamento civil entre duas mulheres

Deixar um comentário