Audiência pública se transforma emencontro de gerações de músicos

O lançamento do Projeto de Lei de autoria do deputado Fernando Mineiro-PT, propondo a criação do Sistema Estadual de Bandas de Música – SEBAM transformou-se num encontro de gerações de músicos do Rio Grande do Norte, simbolizado pelo mais idoso, o maestro Tonheca Dantas Filho, de 95 anos e pela clarinetista, da Filarmônica de Cruzeta, Karolyne Kely Trajano de apenas sete anos de idade.  ]

Maestros e músicos de vários municípios do Estado prestigiaram a audiência pública que discutiu os objetivos do Projeto, que será apresentado no plenário da Assembleia Legislativa na próxima terça feira.

“Nosso objetivo com esse Projeto de Lei é promover a articulação e a troca de experiência entre as bandas de música do Estado, divulgar a produção cultural e debater o papel e função dessas bandas junto às comunidades. Ao todo, o projeto, que vamos apresentar oficialmente na próxima terça feira, tem treze objetivos”, disse o deputado Fernando Mineiro.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, que participou da abertura dos trabalhos, externou o seu sentimento de apoio e solidariedade ao movimento. “A Assembleia por meio de suas ações na área cultural vem dando incentivo aos artistas da terra. A criação do Sistema Estadual de Bandas de Música vai contar com apoio irrestrito dos 24 deputados”, afirmou.

Durante a audiência foram homenageados os maestros Tonheca Dantas e Felinto Lúcio, in memoriam, e o maestro Tonheca Dantas Filho. A mesa dos trabalhos foi composta pelos deputados Fernando Mineiro, Ricardo Motta e Márcia Maia; secretária extraordinária de Cultura, Isaura Rosado; coordenadora do Programa Nacional de Bandas da Funarte, Rosana Lemos; professor da Escola da Música da UFRN Ronaldo Ferreira; coordenador do Projeto Bandas Filarmônica da Juventude Solidária, maestro Humberto Carlos Dantas, o “Bembem” e o chefe da representação Nordeste do Ministério da Cultura, Fábio Henrique de Almeida.

Antes do início dos debates houve apresentação da Filarmônica de Cruzeta e da banda Euterpe Jardinense, de Jardim do Seridó, que tem 152 anos de existência, na praça em frente à Assembleia Legislativa.

Deixar um comentário