General Fernando Maurício Duarte é o mais novo Cidadão Norte-rio-grandense

Fotos: João Gilberto

Na entrega do título de Cidadão Norte-rio-grandense ao general Fernando Maurício Duarte Melo, o presidente da ALRN, deputado Ricardo Motta (PMN), autor da homenagem, afirmou que a justa honraria é entregue pela Assembleia Legislativa aos homens e mulheres que por meio do seu trabalho tem contribuído para um Rio Grande do Norte melhor.

“O currículo do novo cidadão potiguar espelha a qualidade do trabalho por ele realizado em favor do Brasil e do nosso Estado. O general tem se colocado como parceiro de todos os poderes, no sentido de promover a melhoria da qualidade de vida do nosso povo, nas campanhas que o Exército colabora, como o combate à dengue, vacinação, apoio à Defesa Civil por ocasião das enchentes, entre tantas outras para o bem estar de nosso povo”, disse Motta.

Além dos deputados da Casa, a sessão solene foi prestigiada pelo presidente da Unale, Luis Tchê (PDT-AC), por companheiros de trabalho e familiares do homenageado. O general Fernando Maurício é natural do Rio de Janeiro e comanda a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada desde 30 de abril de 2010. Estudou no Colégio Militar do Recife e ingressou no Exército em 1973, na Escola Preparatória de Cadetes, em Campinas (SP).

“Essa homenagem é atitude de desprendimento e de apreço. Fico extremamente envaidecido e compartilho essa alegria com todos que aqui estão. Esse título aumenta a minha responsabilidade e renova o meu compromisso com esse estimado estado que me acolhe como filho. Junto com minha gratidão, mantenho o meu compromisso de divulgar com todo o meu empenho as coisas dessa terra e dessa gente”, disse.

Além dos cursos de formação, aperfeiçoamento e altos estudos militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, o general cursou a Escola Superior de Guerra do Exército Peruano, em Lima. Durante sua vida militar foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Comandou o 28º Batalhão de Caçadores, em Aracaju, foi oficial de gabinete do Comandante do Exército e assessor militar do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Audiência pública anuncia agência de desenvolvimento para o Vale do Assú

Foi anunciada na manhã desta sexta (14) a criação de uma Agência de Desenvolvimento do Vale do Assú, durante audiência pública na Câmara Municipal da cidade, proposta pelo deputado George Soares (PR) com o apoio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e em parceria com o Campus Prefeito Walter de Sá Leitão – UERN.

Outra novidade é a criação de dois novos cursos – geografia e gestão pública – no campus de Assu, anunciados pelo reitor da UERN, Milton Marques.

Falou o deputado George Soares sobre a importância da audiência: “o Vale sofre com a ausência de políticas públicas efetivas e essa realidade precisa mudar. Para que isso aconteça é necessário realizar uma ação conjunta entre o governo, município e demais segmentos. Hoje queremos discutir melhorias para o Vale em termos de estradas, educação e saúde. Vamos falar também sobre a implementação de novos cursos para a UERN como uma forma de inserir milhares de jovens no mercado de trabalho”.

Estiveram presentes à audiência o deputado Leonardo Nogueira (DEM); os prefeitos de São Rafael, José de Arimatéia, e de Assú, Ivan Lopes Júnior; o; e o presidente da Câmara Municipal, vereador Odelmo de Moura Rodrigues.

As negociações para a efetiva criação da agência devem acontecer nos próximos dias.

TV Assembleia adaptará programação para surdos e mudos

Atendendo a um pedido da Associação dos Surdos e Mudos do RN, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PMN), firmará um convênio com a entidade para que a TV Assembleia transmita as sessões da Casa em linguagem brasileira de sinais.

Na próxima segunda-feira (17), às 14h, em local a ser definido, haverá uma reunião entre a diretora da TV Assembleia, Geórgia Nery, e representantes da Associação, para discutir detalhes do convênio. Os equipamentos necessários a esse tipo de transmissão já foram adquiridos e estão sendo testados pela TV Assembleia. O Senado Federal adota esse serviço na sua programação e a Câmara Municipal de Natal também o está implantando.

Deixar um comentário