Governadora prestigia inauguração do Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas da Barreira do Inferno

A governadora Rosalba Ciarlini esteve presente, na tarde dessa terça-feira (04), na inauguração do Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas da Barreira do Inferno (CCEIT). A cerimônia consolidou o início das comemorações do 46º ano de existência do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). O CCEIT, reúne o acervo histórico-cultural do primeiro centro de lançamento de foguetes da América Latina.

Em discurso a governadora ressaltou as vantagens do Centro de Cultura, destacando os recursos humanos na capacitação do indivíduo formando futuras gerações de pesquisadores. “A função do Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas da Barreira do Inferno será de construir uma ponte entre a sociedade e o Centro de Lançamento”, disse Rosalba. “Através desse projeto, como forma simbólica, estamos lançando um foguete de desenvolvimento, turismo e história para o Estado”, reforçou a Governadora.

Rosalba também destacou que “Barreira do Inferno que sempre foi um marco para a cidade que nos projetou como o Estado espacial”. “O RN tem um destino para ser bem mais através dessa iniciativa”, finalizou.

Financiado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), em convênio com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Comando da Aeronáutica, através do CLBI, o centro tem como objetivo preservar os bens patrimoniais e culturais do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno e disseminar o conhecimento científico e tecnológico contribuindo para o desenvolvimento local, regional e nacional. Aberto ao público, o CCEIT funcionará como um espaço de cultura e pesquisa, contando com painéis fotográficos, peças originais e réplicas de foguetes lançados na Barreira do Inferno, lançadores, antenas e radares meteorológicos e de telemedidas, além de um avião AT-26 – Xavante, de fabricação brasileira.

Durante a cerimônia de abertura o o diretor do CLBI, Coronel Medeiros falou da importância dos estudos realizados na Barreira do Inferno além do conhecimento científico e tecnológico que contribuem para o êxito do Estado na área espacial. Fruto de uma parceria entre o CLBI e a Prefeitura de Parnamirim, Coronel Medeiros disse que “a importância social, científica e histórica da Barreira do Inferno é o que tem feito as instituições públicas investirem nesse projeto”.

Também participaram da cerimônia o secretário de Estado do Turismo, Ramzi Elali; o secretário do turismo de Natal, Tertuliano Pinheiro, o vice-prefeito de Parnamirim, Epifânio Bezerra e outras autoridades.

Deixar um comentário