Rogério Marinho: “Governo mostra incapacidade para aplicar o Enem”
O cancelamento da prova de 639 estudantes do colégio Christus, de Fortaleza (CE), que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 mostra a ineficiência do governo federal com a organização do certame, avalia o deputado federal Rogério Marinho (PSDB).
O Ministério da Educação reconheceu nesta quarta-feira (26) que um simulado, feito duas semanas antes do Enem, continha questões idênticas às aplicadas no fim de semana passado para 5,4 milhões de alunos do Brasil. O próprio MEC anulou as provas dos alunos.
Segundo Rogério Marinho, “mais uma vez o governo mostra que não tem capacidade de aplicar o Enem no país. Talvez fosse a hora do MEC reconhecer o problema e retomar a prova de forma diferenciada”.
Este é o terceiro ano consecutivo que o governo enfrenta dificuldades para realizar o Enem. Em 2009, o MEC cancelou a prova às vésperas da sua realização depois da imprensa denunciar a venda do conteúdo do Exame. Em 2010, o certame foi marcado por erros de impressão no cartão de resposta e nas provas.
Neste ano, o Ministério da Educação acionou a Polícia Federal para que o caso seja investigado. Se a fraude for comprovada, os 639 estudantes do colégio do Ceará terão que refazer a prova no final de novembro, no mesmo dia que o exame for aplicado aos detentos.
(Com informações do Diário Tucano)