Fátima participa de congresso de estudantes em Montanhas e é homenageada em Macau

Fotos : 14º Congresso da Apes e Ubes em Montanhas gentilmente cedidas por Canindé Soares

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) participou neste sábado (5) do 14o. Congresso da Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas (Apes) e etapa estadual do 39º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), realizados em Montanha. 

Ela expôs as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), cujo relatório será apresentado dia 9 na comissão especial da Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara dos Deputados pelo deputado federal Ângelo Vanhoni (PT).

Presidenta da CEC e defensora do aumento dos investimentos em Educação para 10% do PIB (hoje gira em torno de 5,3%), Fátima Bezerra explicou os principais pontos do PNE que balizará as políticas públicas da área pelos próximos dez anos.

Para a deputada federal, o planejamento e implementação de políticas mais ousadas – necessárias para diminuir o passivo histórico que o país tem em Educação -, passa necessariamente por mais recursos.

Os 10% do PIB também seriam necessários para que a valorização dos professores em termos de salário, formação e carreira, começasse a ser praticada.

Além dos estudantes secundaristas e Fátima Bezerra, participaram do evento a prefeita de Montanhas, Letinha, o secretário de Educação, Jailson, o diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE), Ramon Alves, o diretor regional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Pedro Henrique, o vereador George Câmara (PCdoB), Jan Varela, representando o sindicato dos jornalistas, o ex-vereador Hugo Manso, o presidente da Central dos Trabalhadores Brasileiros (CTB), Moacir Soares, o presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas, Wanderley, o presidente do PT de Montanhas, Toinho, a coordenadora geral do DCE da UFRN, Mel, Wangler, da União da Juventude Socialista, Larissa Kizomba, vice-presidente da Unes, Marcelo, coordenador da regional do Sinte/RN em Nova Cruz e membros da Juventude do PT.

Fátima Bezerra elogiou os estudantes. “O congresso foi muito participativo, representativo. Vocês estão cumprindo o papel de vocês que é pensar a Educação e o país e se mobilizar politicamente para ajudar no construção de um futuro melhor para as gerações presentes e futuras”.

Veja mais fotos no blog de Canindé Soares.

Macau

Na sexta-feira (4) Fátima Bezerra recebeu homenagem  das primeiras turmas concluintes do curso de técnico em recursos pesqueiros e técnico em química do IFRN de Macau.

O diretor do IFRN, Lisnando Fernandes, reconheceu o empenho da deputada federal para a implementação desta e outras unidades de IFRN. “Quero aqui agradecer ao empenho da deputada Fátima, que lutou incansavelmente pelo IFRN de Macau. Se podemos chamar alguém de madrinha do IFRN, este alguém com certeza é ela”.

A unidade, que começou a funcionar em 2009, atende a 800 alunos.

A presidenta da Comissão de Educação e Cultura agradeceu a homenagem e afirmou que cumpria o papel dela como parlamentar. “Esse é o meu dever, lutar pela democratização do ensino de qualidade no Brasil e principalmente no Rio Grande do Norte. Vocês, arquitetos do conhecimento, professores e alunos, que planejam e planejarão o nosso país é que devem ser homenageados”.

Fonte:Assessoria de Imprensa da Dep. Federal Fátima Bezerra – PT/RN

Deixar um comentário