Ministro da Saúde garante 120 leitos de retaguarda para Natal e Hospital Materno-Infantil para Mossoró

Fotos: Mariana Di Pietro

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou o apoio para a contratação de 120 leitos do SUS em hospitais privados, sendo 20 em UTIs, para Natal. O compromisso firmado com a governadora Rosalba Ciarlini durante audiência na noite desta quarta-feira (23), em Brasília, quando esteve acompanhada pelo deputado federal Henrique Alves, ratificou o anúncio feito pelo Secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, que visitou a capital potiguar há uma semana.

A partir de janeiro de 2012, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel estará na lista das unidades hospitalares que farão parte do programa SOS Emergência, do Governo Federal. O programa vai priorizar nessas unidades hospitalares condições efetivas para a abertura de leitos de retaguarda, além de uma melhor estrutura física e tecnológica. “O Ministério da Saúde fez uma análise muito detalhada do que é prioridade não só em Natal, mas também no interior do estado, o que nos levou aos setores de urgência e emergência. A abertura dos leitos de retaguarda vai servir de apoio ao pronto-socorro do hospital”, revelou o ministro.

Para a governadora Rosalba Ciarlini, essa é uma ação emergencial, mas que vai ajudar e muito a amenizar os problemas enfrentados pela população que precisa de atendimento médico na rede pública de saúde. “Minha maior angústia é ver a situação no Walfredo Gurgel. Enquanto ainda não construímos um novo hospital, teremos mais 120 leitos contratados em hospitais privados para atender a população”, observou a governadora.

Além dos leitos de retaguarda, Rosalba também conseguiu benefícios para a região oeste do Rio Grande do Norte. A viabilização do Hospital Materno-Infantil também foi garantida pelo ministro Alexandre Padilha. “Esse será um hospital específico e que possui uma demanda imensa das cidades da região oeste e até daquelas que ficam na divisa com o Ceará”, revelou a governadora, dizendo que “estou saindo muito feliz dessa audiência com o Ministro, com uma boa notícia para Natal e outra para Mossoró”.

Fonte:Assecom RN

Deixar um comentário