Rogério Marinho diz que população é prejudicada por descaso com a educação

A falta de uma política de formação dos professores contribuiu para a baixa qualidade do ensino brasileiro. Essa é a avaliação do deputado federal Rogério Marinho (PSDB), feita durante audiência pública da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação, realizada nesta quarta-feira (09).

Na ocasião, professores e educadores presentes debateram o mais recente relatório do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), de 2009. No levantamento, entre 65 países que avaliaram estudantes de 15 anos, o Brasil aparece na 53ª posição em ciências e leitura. O quadro piora quando a disciplina é matemática: 57º lugar.

“Infelizmente essa é uma prática das escolas públicas do país. Como consequência, observamos índices ruins de qualidade da educação, evasão, abandono, repetência, distorção e problema no fluxo escolar. Enfim. Uma situação que não interessa ao país”, apontou.

Apesar de os desafios serem enormes, segundo o parlamentar, o país passa por um momento de inércia e não adota nenhuma solução para resolver o problema do ensino. Para ele, identificar que o cenário em relação à educação está precário é insuficiente para mudança de rumo.

“Não adianta apenas saber que a educação está ruim se o país continua inerte, letárgico. O país não se movimenta no sentido de resolver o problema”, disse Rogério, acrescentando que praticamente não houve avanço nos últimos anos neste quesito no Brasil.

Deixar um comentário