Democratas e PSDB pedem investigação sobre Lista de Furnas

Senador José Agripino - Foto Agencia Senado / Waldemir Barreto

Democratas e PSDB entrarão hoje na Procuradoria-Geral da República com pedido de investigação de todas as denúncias divulgadas neste final de semana pela revista Veja sobre a chamada “Lista de Furnas”. Também será exigida, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, abertura de quebra de decoro parlamentar contra o deputado estadual Rogério Correia (PT).

 De acordo com a revista, gravações feitas pela Polícia Federal em 2006, com autorização da Justiça, mostram o estelionatário Nilton Monteiro em contato com assessores de Rogério Correia, atual líder da bancada petista na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e Agostinho Valente, ex-deputado petista que agora está filiado ao PDT. Nas conversas, Monteiro negocia a falsificação de assinaturas de parlamentares da oposição – entre eles os democratas deputado Rodrigo Maia (RJ) e o ex-deputado José Carlos Aleluia (BA) -, vítimas da fraude. Ambos foram falsamente acusados de terem recebido recursos de caixa dois por meio de Furnas.

 “Assinaturas de um diretor de Furnas, do deputado Rodrigo Maia, do ex-deputado Aleluia e outras pessoas que estavam incomodando foram fraudadas porque estavam investigando, na CPI dos Correios, o processo do mensalão”, explicou o presidente nacional do Democratas, José Agripino (RN). “A lista chegou a ser divulgada no momento importante da CPI dos Correios com o objetivo de impressionar o deputado Osmar Serraglio, relator do processo, para que ele nivelasse por baixo acusados e acusadores. Também queriam influenciar o Supremo Tribunal Federal”, acrescentou.

 José Agripino disse que a oposição, mesmo sendo minoria, não abrirá mão do processo democrático e pedirá a investigação de todas as acusações. “Vamos à Procuradoria e à Assembleia Legislativa de Minas Gerais para pedir abertura de investigação para os diálogos descritos na revista. Quem tem maioria não pode tudo não. A minoria tem direitos, vai exercê-los e fatos ilegais serão coibidos por nós à altura”, garantiu o presidente nacional do Democratas.


Deixar um comentário