Assembleia faz evento multicultural

Literatura, música, poesia e filatelia fizeram parte da 72ª edição da Assembleia Cultural, realizada na noite desta quarta, 30. Com seus versos feitos na hora, o famoso repentista Manoel do Côco arrancou gargalhadas da plateia de mais de duzentas pessoas presentes na Casa do Povo. Subiram ao palco também a dupla de violeiros Helânio Moreira e Jonas Bezerra. Outra atração da festa foi o lançamento do livro, CD e DVD do filme Minha Bolsa Mágica, da escritora Monalisa Silvério, de apenas dezesseis anos. A obra tem canções interpretadas por jovens de sua idade, que fizeram uma apresentação bastante aplaudida no Salão de Eventos Deputado Álvaro Dias. Na ocasião foi lançado ainda o Selo Postal “Árvores brasileiras: tesouros naturais”, por uma iniciativa dos Correios.

Presente pela primeira vez à Assembleia Cultural, a aposentada Severina Xavier disse estar impressionada com a qualidade do evento. “Desde o show, passando pelas comidinhas até as instalações, está tudo perfeito”, elogiou. Já o estudante de Ciências Sociais Manoel Barreto veio à Casa pela terceira vez para prestigiar o projeto. “A cidade é carente de iniciativas culturais, especialmente gratuitas, como esta”, destacou.

Considerado um dos maiores repentistas do país, Manoel do Coco tornou-se nacionalmente conhecido em 1997, com o CD “Emboladas” que tem a clássica “Calor da vaquejada”. A partir da repercussão desse disco, fez apresentações no “Domingão do Faustão”, “Fantástico” e “Flash”, apresentado por Amaury Júnior.

Jovens com pouco mais de vinte anos, Helânio Moreira e Jonas Bezerra são parceiros na poesia e na cantoria de viola. Já participaram de importantes festivais de viola no Rio Grande do Norte e na Paraíba e têm sido incentivados pelo poeta Domingos Matias e outros companheiros de profissão.

 “A apresentação deles surpreende porque quando falamos em violeiros, pensamos logo em artistas mais velhos, mas eles são uns meninos!”, comentou Severina Xavier, que só deixou a Assembleia depois do evento terminado.

Outras informações:

Assessoria de Comunicação Social da ALRN

Deixar um comentário