Assembleia homenageia marinheiros em sessão solene nesta segunda-feira

Por iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta, será realizada uma sessão solene nesta segunda-feira (05) para celebrar o Dia do Marinheiro, comemorado no dia 13 de dezembro. A solenidade acontecerá a partir das 9h30 no Plenário da Casa e contará com a presença do Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Airton Teixeira Pinho Filho, Militares da Marinha, do Exército Brasileiro e Aeronáutica e demais autoridades civis, familiares e amigos dos marinheiros.

O Dia do Marinheiro é comemorado na data de nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil. Nascido em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, no dia 13 de dezembro de 1807, Joaquim Marques Lisboa era filho do patrão-mor do porto da cidade. Descobriu sua vocação para o mar aos 15 anos de idade, sendo aceito como voluntário na Marinha. Iniciou a carreira naval embarcando pela primeira vez na Fragata “Niterói”, e depois participou de quase todas as batalhas ocorridas no período em defesa dos interesses do país, tornando-se um exemplo de bravura, espírito arrojado, capacidade de liderança e desprendimento humanitário.

O Almirante Tamandaré morreu no dia 20 de março de 1897, no Rio de Janeiro, deixando registrada em testamento sua homenagem à Marinha. Como último desejo pediu que sobre a pedra que cobriria sua sepultura fosse gravada a frase: “Aqui jaz o velho marinheiro”.

O Dia do Marinheiro foi instituído pelo aviso nº 3.322 do Ministro da Marinha, em 04 de setembro de 1925, em reconhecimento aos grandes serviços prestados pelo almirante ao povo e à pátria. Em 2003, o nome de Joaquim Marques Lisboa entrou para o Livro dos Heróis da Pátria, honraria que foi concedida por iniciativa do Congresso Nacional.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação ALRN

Deixar um comentário