Entidades ligadas à educação reúnem-se com Fátima Bezerra e relator do PNE

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) participou na manhã desta quinta-feira (8) de uma reunião entre diversas entidades ligadas à educação e o relator do Plano Nacional de Educação (PL 8035/10), deputado Ângelo Vanhoni (PT/PR). Mais cedo, as entidades tinham pedido o apoio de Fátima Bezerra para que ela intermediasse a reunião, em que elas defenderam alterações no relatório. Vanhoni ficou de analisar as propostas.

A presidenta da Comissão de Educação e Cultura destacou o empenho e a dedicação de Vanhoni na relatoria do PNE. “Ressalto, principalmente, o fato de ele ter incorporado emenda de nossa autoria sugerida pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Campanha Nacional pelo Direito à Educação e outras entidades ligadas à educação na meta 17 do PNE, que equipara o salário dos profissionais de educação ao dos demais profissionais de nível superior”, ressaltou Fátima Bezerra. O texto final falava em “aproximar” os salários. “Não há razão para que os salários dos professores sejam apenas aproximados aos dos demais profissionais de nível superior, como previa a proposta inicial. Se queremos realmente uma educação de qualidade, temos que equiparar os salários e valorizar os professores”, defendeu.

O deputado Vanhoni, no dia da leitura do relatório, agradeceu à parlamentar pelas contribuições dadas durante o debate e elaboração do substitutivo. “Fátima participou intensamente de todo debate do PNE, contribuiu para que avançássemos em muitos pontos e se empenhou muito na defesa da meta que trata da valorização do magistério”.

Acerca do financiamento, Fátima Bezerra argumentou que o governo deu um passo importante ao aceitar concordar em aumentar a proporção do PIB (Produto Interno Bruto) com investimentos em educação de 7% para 8%. “Nós, que defendemos os 10% do PIB, conseguimos que ele aceitasse aumentar o valor, o que é um avanço. Mesmo assim, é legítimo que a sociedade civil continue a defender os 10% do PIB. O debate deve continuar até a aprovação do PNE”.

Deixar um comentário