Gustavo Fernandes promove audiência pública para discutir o status da febre aftosa no RN

O deputado estadual Gustavo Fernandes promove nesta quarta-feira, 07, às 14h30, uma audiência pública na Assembleia Legislativa, para discutir o risco de se baixar o status da febre aftosa no Rio Grande do Norte, que pode sair de “risco médio” e retornar para o status de “risco desconhecido”.

 “A pecuária de leite e de corte tem papel fundamental na economia potiguar. Uma eventual queda deste status comprometeria muito a atividade, desencadeando prejuízos enormes para o setor. Por isso, é importante convocar todos os envolvidos no processo da defesa sanitária animal e a classe produtora para discutirmos medidas urgentes de como evitar esta situação”, disse Gustavo Fernandes.

Em 2008 o RN passou de “risco desconhecido” para “risco médio” no status da febre aftosa, segundo o Ministério da Agricultura. Desde então, os pecuaristas potiguares aguardam a reclassificação do Estado para a área livre de aftosa com vacinação.

Uma melhora no status favorecerá as atividades da pecuária potiguar e caso seja comprometido, um importante nicho econômico passará a ficar em uma situação extremamente preocupante, prejudicando de maneira incisiva o desenvolvimento do RN.

Deixar um comentário