Rogério Marinho defende 10% do PIB para Educação

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) acredita que o Plano Nacional de Educação (PNE) representa um avanço para a qualidade do ensino brasileiro. Após vários adiamentos, o relatório de Angelo Vanhoni (PT-PR) deve ser apresentado nesta quinta-feira (1º) na Comissão de Educação da Câmara.

O impasse que tem impedido a análise do projeto está relacionado ao financiamento do setor na próxima década. O governo petista defende aumentar a verba dos atuais 5% do Produto Interno Bruto (PIB) para 7%, enquanto entidades de classe cobram a aplicação de 10% das riquezas do Brasil, mesma proposta defendida por Rogério e pelo PSDB.

Para o deputado, seria importante o país investir 10% do seu PIB em educação até que os principais problemas do setor fossem resolvidos. Rogério defende que, à medida que o desempenho do sistema educacional brasileiro fosse avançando, este percentual seria reduzido na mesma proporção.

“Defendo 10% do PIB para Educação, mas acredito que os problemas são imensamente graves e necessitam de muito mais do que um maior investimento. Precisamos de uma ampla reforma da educação no Brasil”, disse Rogério Marinho.

Segundo o parlamentar, é preciso tratar a educação como um tema da população e não de um partido político. “Queremos que o país dê oportunidade aos jovens e às crianças para que tenhamos uma nação desenvolvida com qualidade de ensino para todos”.

A primeira versão do PNE foi encaminhada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao Congresso há dez anos, estabelecendo metas de desempenho e aferição da área. Ela é considerada um marco.

O plano aponta 20 metas para a educação nos próximos dez anos. O projeto atual tramita de forma conclusiva na Câmara e, portanto, após aprovado pela comissão especial seguirá para o Senado, exceto se houver recurso para análise em plenário.

Com informações do Diário Tucano.

Deixar um comentário