Senador Davim sobre a Emenda 29: “Acho que está penalizando mais estados e municípios no texto que foi aprovado. Votei contra”

Em entrevista publicada neste domingo (11), n’O Poti, o senador Paulo Davim (PV) explica os motivos que levaram a votar ao texto da Emenda 29, que foi aprovado no Senado. Davim argumentou que não muda muita coisa e disse que o Estado terá obrigação de destinar 12% do seu orçamento para a Saúde. Um Estado, por exemplo, como Rio Grande do Sul só destina 8%. Tem outros estados ricos que destinam 10%. Os entes federativos que não cumprirem serão penalizados. CLIQUE AQUI e acompanhe a entrvista na íntegra.

“Acho que está penalizando mais estados e municípios no texto que foi aprovado. Votei contra. Votei pela destinação dos 10% da receita bruta para a Saúde. Do jeito que foi aprovado, não vai chegar dinheiro novo para a área. Ficaram 12% obrigatório para o Estado, 15% para os municípios e para a União ficou do jeito que estava antes, o que foi investido no ano anterior mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB). De fato, não chegarão novos recursos do orçamento bruto. Quando eu defendo essa posição dos 10%, não é querer colocar o Brasil nos anos de 2030. É voltar ao passado. Em 1995, tínhamos investidos em Saúde 9,6% do orçamento bruto. Hoje, esse percentual está menor do que 7,6%. Isso quer dizer que em vez de crescer, diminuiu. A população cresceu, os problemas aumentaram e o financiamento caiu. Hoje temos uma saúde universalizada, mas subfinanciada” .

Fonte:Marcos Dantas

Deixar um comentário