“Mossoroensização” e amadorismo marcam Governo ‘Rosa’

Deu no Blog de Carlos Santos

Em pouco mais de um ano, Rosalba Ciarlini não encontrou rumo e se agarra a seus nomes de Mossoró

Rosalba, em campanha, nos braços do povo; no governo, decretando distância

Uma situação que os próprios líderes do chamado “rosalbismo” temiam, acabou se materializando. O que também era – para muitos natalenses – uma premonição em tom de menosprezo, virou realidade: o Governo do Estado é uma “República de Mossoró”.

A “mossoroensização” do Governo Rosalba Ciarlini (DEM) é fato e a cada dia se enraiza mais, em meio a uma crise político-administrativa que não se via há décadas na gestão pública do Rio Grande do Norte. Essa característica paroquial, caseira, naturalmente ganha dimensão de pecha. Um escárnio.

O governo trópego, de Rosalba, reforça que a mossoroensização é um atraso, em vez de ganhar qualquer aura superior. É como se um fosse resultado do outro, aos olhos de quem o censura em tom preconceituoso.

A equipe de governo da ex-prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, aos poucos ganha o formato de uma sucursal da Prefeitura de Mossoró. A princípio, ela e seu marido, o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM), voz ativa na administração, manifestavam para poucos interlocutores que não desejavam montar um governo com a cara de Mossoró.

Entretanto, um misto de amadorismo, desconhecimento da dimensão da máquina estadual e até autosuficiência, dá face provinciana ao governo. É isso que ele é: coronelista e capiau.

Os métodos e mentalidade empregados sempre deram certo na  Prefeitura de Mossoró ao longo de três gestões de Rosalba e agora em mais duas da sucessora dela, a enfermeira Fátima Rosado (DEM), a “Fafá”. No Estado, é diferente. Muito diferente.

“Buracos”

Os “buracos” na administração indicam, ainda, o que era previsível para quem conhece a trajetória do grupo de Carlos e Rosalba. Centralizador, oligarca e ególatra, nunca priorizou a formação de quadros técnicos e políticos. Sempre valeu-se da crença de que podem tudo, priorizando a montagem de uma entourage de vassalos em vez de seguidores.

Poucos se salvam desse elenco de marionetes pink. Alguns que falam mais grosso, não costumam ser ouvidos.

Carlos, o 'governador', discute governo com Agripino

Como este Blog assevera há muitos meses, em tom de alerta, “O Estado não é a Prefeitura de Mossoró e o Rio Grande do Norte não é Mossoró”. Gradativamente, essas assertivas viram mantra da obviedade. E os donos do poder no Estado relutam em admitir que estão ‘pilotando’ um elefante de dimensão descomunal, em comparativo com a Prefeitura de Mossoró.

A autosuficiência, filha legítima da arrogância, começou logo no final do ano de 2010, após a vitória de Rosalba ao Governo do Estado. O casal, inebriado pelo êxito, passou vários dias em turismo pela Europa. Quem ficou, apenas aguardava ordens ou indicativos.

Faltando poucos dias à diplomação e posse é que os dois desceram de forma ‘celestial’. A partir daí abriram agenda para formar equipe com pelo menos 40 cargos diretos-indiretos, fora adjuntos etc., no primeiro e segundo escalões. A barbúrdia ficou tão explícita, que o secretário estadual da Saúde Pública – médico Domício Arruda – só foi acertado no dia 30 de dezembro, dois dias antes da posse da governadora.

Mas existem outras situações até caricatas.

O engenheiro mossoroense Yuri Tasso, que foi deslocado de uma gerência da Prefeitura de Mossoró para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), como se esse órgão fosse repartição do Estado, soube que iria presidir a Caern no aeroporto de Mossoró. Era o dia 27 de outubro do ano passado.

A governadora fez o anúncio no saguão do aeroporto. Yuri (ainda no TCE, onde estava a pedido de Carlos Augusto), não sabia da escolha. A imprensa, à ocasião, lhe cientificou da ‘nomeação’. Não tinha como recusar. A propósito, Yuri é marido da secretária da Infraestrutura do Estado, engenheira Kátia Pinto. Ambos, ex-secretários de Rosalba em Mossoró.

Só a pasta da Administração e Recursos Humanos vai pro seu quarto ocupante. A dança de nomes começou com Manoel Pereira, experiente executivo da cota do senador José Agripino (DEM). Aguentou pouco tempo a barafunda da gestão estadual e pediu o “boné”. Daí por diante a titularidade passou a ser tangida pela necessidade de não deixar vácuo. Álber Nóbrega, ex-auxiliar de Rosalba na Prefeitura de Mossoró, será empossado amanhã nessa pasta. É o quarto.

Loteamento

A mossoroensização, que virou um neologismo pejorativo, é resultado do que o próprio governo é: até aqui, nada. Sustenta-se em contumaz propaganda enganosa e “promessa de boca”. Por isso que ostenta quase 60% de reprovação somente em Natal, conforme recente pesquisa. No estado, essa gangrena na imagem da governadora parece se alastrar velozmente.

É visível que o grupo de Carlos e Rosalba chegou ao poder sem um plano mínimo de gestão, além de não possuir algo elementar para qualquer missão de tamanha grandiosidade: quadros qualificados. Raros são as peças de expressão. Prova suplementar dessa deficiência é que existem muitos cargos a serem preenchidos e outros tantos ainda possuem remanescentes dos governos Wilma de Faria (PSB)-Iberê Ferreira (PSB).

Se era difícil formar time de peso, antes, ainda sob a atmosfera idílica da vitória, com o passar dos primeiros 12 meses do governo ficou ainda mais complicado. Atrair gente qualificada, com biografia de referência e confiança, virou tarefa hercúlea. Quase impossível.

Uma das saídas do governo é buscar composição com adversários, cooptar partidos e gente acostumada ao piso luzidio da Governadoria. Mesmo assim, tendo que enfrentar a incômoda situação de fatiar a administração, loteamento que torna o casal mais dependente do humor desses novos aliados.

A válvula de escape, para não perder o comando de vista, é fechar a porta aos adesistas em setores estratégicos. Assim, a mossoensização se enraiza pelo signo do medo. No Gabinete Civil, Planejamento e Infraestrutura estão a chave dessa tentativa de não perder o governo de vista.

Às vezes, vale de novo o improviso e o remendo. Venhamos e convenhamos: parecem regras, não uma exceção político-administrativa.

No Gabinete Civil, que era comandado pelo jurista Paulo de Tarso Fernandes, ex-deputado estadual, intelectual que virou porta-voz e “alter ego” de Carlos Augusto, a mudança precisou ser rápida. A emenda, contudo, foi sofrível. Paulo saiu ‘atirando’ (veja AQUI) e o substituto só figurou com o nome até hoje.

Paulo deixou Gabinete sem rumo

Houve deslocamento de José Anselmo de Carvalho da Administração e Recursos Humanos para o Gabinete Civil de forma  ágil, para simplesmente evitar o vácuo completo. Meses depois, entretanto, esse ex-auxiliar de Rosalba na Prefeitura de Mossoró foi rebaixado – na prática – a adjunto dele mesmo. Uma anomalia administrativa e política.

Parte considerável das prerrogativas do Gabinete Civil passaram ao novo adjunto, Galbi Saldanha (outro mossoroense), que saiu do cargo Executivo dessa secretaria para ajdunto de Anselmo. É o “secretário de fato”. É quem manda, sempre ouvindo Carlos, que o empregou na Assembleia Legislativa nos anos 80.

O ‘titular’ virou estafeta (veja AQUI), no leva e traz de documentos para Carlos Augusto e Rosalba. O feito de maior notoriedade de Anselmo, até agora, foi ter redigido o decreto proibindo manifestações populares no âmbito da Centro Administrativo, em Natal, depois revogado devido a péssima repercussão pública.

O grupo rosalbista, derivação do clã Rosado, ou versão mais poderosa de sua própria essência, tem tempo para se encontrar e virar o jogo com outros método e mentalidade. Fará isso? Mesmo que a República de Mossoró não seja uma versão microscópica do que foi a “República de Alagoas” no desastroso governo do presidente Collor de Mello, ela não sinaliza como diferencial. Infelizmente.

Se o rosalbismo não conseguir sair dessa armadilha em que se socou, levando o Rio Grande do Norte na enxurrada, vai ouvir um sucesso musical se transformar em hino do norte-riograndense arrependido: “(…) Ai se eu te pego!”

VEJA AQUI parte dos componentes da República de Mossoró no Governo do Estado – José Anselmo, secretário-chefe do Gabinete Civil; Galbi Saldanha, adjunto do Gabinete Civil; Obery Júnior, secretário do Planejamento; Kátia Pinto, secretária da Infraestrutura; Betinho Rosado, secretário da Agricultura; Isaura Amélia Rosado, secretária Extraordinária da Cultura; Gilberto Jales, secretário de Recursos Hídricos; Pedro Alcântara Alves Lopes, Junta Comercial (JUCERN);Yuri Tasso Pinto, dirigente da Caern; Dorinha Burlamaqui, adjunta da Saúde Pública; Álber Nóbrega, Administração e Recursos Humanos. Vale lembrar que recentemente foi demitido Érico Ferreira do Detran.


Deixar um comentário