Programa de combate às drogas foi discutido na Governadoria

Desembargdora Judite Nunes - Fotos: Ivanizio ramos

“Nós estamos nos articulando, formando parcerias com o Ministério Público, Tribunal de Justiça, Secretarias da Educação e da Saúde e várias outras instituições para lançar um programa onde nós possamos estar em todos os setores do Rio Grande do Norte, levando uma mensagem de resistência às drogas, uma mensagem de convencimento à juventude a não entrar no caminho da droga”, explicou Rosalba Ciralini durante a reunião que aconteceu na tarde desta quinta-feira (19), na Governadoria, para discutir o Programa RN sem Drogas.

O Programa é uma ação do Governo do Estado, que se encontra em fase de elaboração, que será executado em parceria com o Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Assembleia Legislativa, Polícias Federal e Rodoviária Federal, UFRN e várias outras instituições com a proposta de combater a proliferação do uso de drogas na sociedade.

“É um trabalho importantíssimo. Queremos ampliar cada vez mais a ação de combate às drogas dentro das escolas, nas comunidades. O programa está sendo montado, articulado com toda a sociedade. Vamos procurar todos os segmentos. Estamos começando pelo segmento da justiça, porque o programa prevê um trabalho de prevenção e um trabalho também de acolhimento, de tratamento aos dependentes que querem e precisam se livra das drogas”, disse a Governadora. “É o RN em defesa da vida. É a vida em primeiro lugar. E a droga todos nós sabemos que é algo que destrói a vida”, concluiu.

Para o Procurador Geral de Justiça, Onofre Neto, o RN sem Drogas se trata de uma luta ao enfrentamento das drogas e em especial ao crack. “É uma preocupação da Governadora, uma preocupação de todas as instituições envolvidas. É preciso que haja uma articulação responsável e que tenha resultados”, disse ele. Onofre Neto explicou que o projeto exige uma articulação custosa e complexa, uma dedicação diferenciada pela importância da temática. “O Programa foi capitaneado pela Governadora, pelo Procurador Geral de Justiça, pela presidente do TJ, em fim, por todos os atores envolvidos porque de fato esse é um tema que tem preocupado toda a sociedade”.

O programa está na fase de elaboração e diversas reuniões já foram realizadas, para que seja lançado algo bastante consistente. A meta é que seja lançado no mês de março, com o início do ano letivo.

O encontro contou com a participação da presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Judith Nunes; do consultor geral do Estado, José Marcelo; do Secretário Chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho; e Promotores de Justiça.

Deixar um comentário