SEEC amplia oferta do Ensino Médio Inovador no Rio Grande do Norte

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), realiza nesta  segunda-feira (9), às 9h, no Auditório Angélica Moura da SEEC, um encontro com as escolas que passarão a oferecer o Ensino Médio Inovador aos seus estudantes. O encontro tem como objetivo realizar o repasse das propostas curriculares do programa, que tem como uma de suas grandes referências, a prática pedagógica levando, em consideração um currículo dinâmico e flexível compatível com as exigências da sociedade.

Dezenove novas Escolas Estaduais passam a oferecer o Ensino Médio Inovador. Com a ampliação, o número de Escolas Estaduais com beneficiadas com o programa passa para 30 e com presença nas diversas regiões do Rio Grande do Norte. Participarão do Encontro os gestores e coordenadores pedagógicos das 19 novas Escolas, e técnicos das 13 Direds (Diretorias Regionais de Educação) que jurisdicionam as unidades de ensino.

O Ensino Médio Inovador valoriza a capacidade empreendedora das escolas e coloca o aluno como protagonista efetivo do processo educacional. O programa da Secretaria de Estado da Educação é desenvolvido pela subcoordenadoria de Ensino Médio, foi implantado no Rio Grande do Norte no ano de 2010 em onze escolas da rede estadual.

As escolas que aderem ao programa passam a oferecer uma carga horária de 1.200 horas/ano, 200 a mais que no Ensino Médio convencional (regular). No programa, os professores envolvidos têm uma carga hora com 10 horas a mais por semana – cinco horas atuando diretamente com os alunos, e cinco utilizando em planejamento. O programa conta com recursos do Ministério da Educação com contrapartida do Governo do Estado através da cessão e remuneração dos professores.

“O Ensino Médio enseja grandes possibilidades de aprendizagem para o aluno e também para o professor. Nosso interesse é valorizar programas e ações que se traduzam na melhoria da qualidade do ensino que oferecemos”, afirma a secretária estadual de educação, professora Betania Ramalho.

As novas Escolas Estaduais com Ensino Médio Inovador serão: Escola União do Povo da Cidade Nova (Natal), Escola Ana Júlia de Carvalho Mousinho (Natal), Escola Professor Francisco Ivo Cavalcanti (Natal), Escola Dom Nivaldo Monte (Parnamirim), Escola João Tibúrcio (Goianinha), Escola Francisco Barbosa (São José do Mipibu), Escola Rosa Pignataro (Nova Cruz), Escola Maurício Freire (São João do Potengi), Escola Interventor Ubaldo Bezerra de Melo (Ceará Mirim), Escola Professor Francisco de Assis D. Ribeiro (Santa Cruz), Escola Francisco Veras (Angicos), Escola Aristófanes Fernandes (Santana do Matos), Escola Teônia Amaral (Florânia), Escola Professora Calpúrnia Caldas Amorim (Caicó), Escola Juscelino Kubitschek (Assú), Escola Professor Antonio Dantas (Apodi), Escola 11 de Agosto (Umarizal), Escola Gilney de Souza (São Miguel) e Escola Doutor José Fernandes de Melo (Pau dos Ferros).

Já integram a rede do Ensino Médio Inovador: Escola Professor Anísio Teixeira (Natal), Escola Antonio Pinto (Natal), Escola Pedro II (Lajes), Escola Tristão de Barros (Currais Novos), Escola Desembargador Silvério Soares (Areia Branca), Escola Manoel João (Mossoró), Escola Aída Ramalho (Mossoró), Escola Moreira Dias (Mossoró), Escola Maria Stella Pinheiro Costa (Mossoró), Escola Hermógenes Nogueira da Costa (Mossoró) e Escola Governador Dix Sept Rosado (Mossoró).


Deixar um comentário