Novos veículos e equipamentos de informática foram entregues hoje à EMATER

Entrega de carros Emater - Fotos:Demis Roussos

Com o objetivo de fortalecer e ampliar a oferta de assistência técnica e extensão rural no interior do Rio Grande do Norte, o Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE) através da EMATER, realizou na manhã desta sexta-feira (3), a entrega de carros e equipamentos de informática a vários escritórios regionais da instituição. São veículos modelo Celta e kits de informática, distribuídos para as 10 unidades regionais da instituição e para Escolas de Inclusão Digital e Cidadania.

“Nós estamos dando mais estrutura para que os técnicos da Emater possam ter mais condições de trabalho – principalmente da extensão rural – para que eles possam chegar junto ao agricultor, junto à agricultura familiar, levando toda assistência técnica necessária. E isso é apenas o começo”, disse a Governadora Rosalba Ciarlini.

Na solenidade, que aconteceu no auditório da Emater, foram entregues 29 veículos as seguintes localidades: Região de Mossoró (03); Assu (02); Umarizal (05); Pau dos Ferros (03); Caicó (02); Currais Novos (02); João Câmara (02); São José de MIpibu (02); Santa Cruz (02); São Paulo do Potengi (02) e 04 veículos para apoiar os Programas Garantia Safra e Banco de Sementes na sede da instituição e 240 kits de informática (nobreak, monitores, teclado), sendo 200 para equipar 20 Escolas de Inclusão Digital e Cidadania e 40 para fortalecer as ações de extensão rural nos Escritórios Regionais e Municipais.

Os recursos da EMATER/RN são oriundos do convênio nº 701118/2008 com Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA, através da Secretaria Nacional de Agricultura Familiar-SAF (Projeto Mais Alimentos). Com esse convênio serão viabilizadas também a aquisição de 60 câmeras fotográficas digital; 12 aparelhos de multimídia; 51 notebooks; 70 estações de trabalhos, 156 GPS; 40 aparelhos de ar condicionados; 15 tanques de resfriamento de leite; 20 ensiladeiras e aquisição de equipamentos para modernizar a TV Rural, totalizando investimento da ordem R$ 2,769 milhões, com contrapartida do Governo do Estado do RN de ordem de R$ 300 mil.

“Nos já temos outro convênio para a aquisição de mais veículos, de forma a estruturar mais ainda a EMATER. Esses computadores vão reforçar o trabalho dos extensionistas, tanto nas Escolas de Inclusão Digital e Cidadania, que já está presente em 90 municípios, como também dando uma melhor estrutura aos escritórios regionais da EMATER”

Aquisição desses equipamentos vai levar mais tecnologia e conhecimentos para o aumento da produção e da produtividade de novas áreas cultivadas com milho, feijão, sorgo, mandioca, caju, coco, abacaxi, como também melhoramento genético dos rebanhos bovinos e caprinos ampliando a oferta  de leite e carne para a população do Estado.

“Os veículos vão permitir uma maior mobilidade dos técnicos, e fortalecer as ações da assistência técnica. Isso é muito importante”, disse o titular da SAPE, Betinho Rosado. “O Estado tem 111 Escolas de Inclusão Digital e a aquisição desses computadores vai permitir o ensino à distância. A nossa expectativa é que até o final deste ano nos estejamos atendendo 100% dos municípios potiguares com essas Escolas de Inclusão Digital que também são salas de aula para a educação à distância”, concluiu.

A solenidade contou também com a presença do delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no RN, Raimundo da Costa Sobrinho; do diretor geral da Emater, Ronaldo Cruz; do diretor da CEASA, José Adécio; do consultor geral do Estado, José Marcelo; extensionistas rurais e demais autoridades.

Deixar um comentário