Assembleia promove seminário “Mulher e Trabalho” com presença de Ministra

Com a presença da Ministra do Desenvolvimento Social Tereza Campelo, a Assembleia Legislativa promoveu na tarde desta segunda feira um seminário sobre A Situação das Mulheres no Mercado de Trabalho do Rio Grande do Norte, numa proposição do deputado Fernando Mineiro-PT.

Em sua exposição, a Ministra disse que só tem um jeito de a luta pela igualdade da mulher continuar avançando que é com o refinamento dos dados estatísticos. “Esses dados vão servir para a construção de políticas públicas em todos os setores. É preciso continuar avançado nas reivindicações com base em discussões políticas. As mulheres podem exercer funções públicas tão bem quanto os homens”, afirmou.

Durante o seminário foi lançado o anuário das Mulheres Brasileiras elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – DIEESE, com uma exposição da economista Virginia Ferreira sobre a situação do mercado de trabalho para as mulheres no Rio Grande do Norte.

Nos debates do seminário, os representantes de várias entidades que desenvolvem ações em defesa da igualdade entre mulheres e homens, levantaram questões sobre o reconhecimento pelo poder público do trabalho doméstico; valorização da mulher no mercado de trabalho; avanço da mulher na ocupação de cargos públicos.

A professora Brasília Carlos Ferreira disse que há dificuldade de ascensão da mulher à cena pública. Segundo ela, o avanço das mulheres no mercado de trabalho e na política aponta uma grande contradição. “Mesmo que se leve em conta a entrada de mulheres nos parlamentos e no executivo, ainda é muito frágil a correlação entre o percentual de eleitorado feminino e sua representação no plano político. No Nordeste, por exemplo, o maior eleitorado feminino no País, nas últimas eleições com 51,29%%, mas apenas 12,8% dos candidatos que se apresentaram eram mulheres”.

O seminário contou com a presença dos deputados federais Fátima Bezerra e Sandra Rosado; deputados estaduais Fernando Mineiro e Márcia Maia; Presidente do DIEESE nacional Zenaide Honório e representantes de entidades que defendem a igualdade da mulher.

Deixar um comentário