Goianinha:MP quer apurar política de saneamento básico

por Assessoria de Imprensa do MPRN

A Promotoria de Justiça da Comarca de Goianinha instaurou Inquéritos Civis para investigar se os Municípios de Goianinha, Espírito Santo e Tibau do Sul instituíram suas respectivas políticas de saneamento básico e, em caso negativo, buscar junto aos órgãos do poder público e da sociedade em geral, a formulação das políticas e do plano municipal de saneamento básico para cada município.

A Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, definiu como condição válida para os contratos de prestação de serviço público de saneamento básico a existência do respectivo plano e que as atuais concessões desse serviço público teriam validade máxima até 31 de dezembro de 2010. Dessa forma, se os novos instrumentos pressupõem obrigatoriamente, a existência do plano de saneamento básico, a lei estabeleceu o mesmo prazo para a elaboração deste.

As Prefeituras Municipais dos Municípios em questão e suas respectivas Câmaras de vereadores já foram comunicados sobre a instauração dos procedimentos. A Promotoria de justiça também requisitou aos Prefeitos dos três Municípios,  no prazo de 15 dias, informações quanto à existência de lei instituindo a política municipal de saneamento, nos termos da Lei nº 11.445/2009, e se o plano de saneamento básico foi elaborado ou está em processo de elaboração, descrevendo em que fase se encontra.

A Promotoria de Justiça, caso necessário, visa concluir os Inquéritos com a celebração de Termos de Compromisso de Ajustamento de Condutas, expedição de Recomendações ou eventual propositura de Ação Civil Pública contra os responsáveis pelo não cumprimento da supramencionada lei.

Deixar um comentário