Ministro da Educação e Governadora do RN na reunião do Consed

A I Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), que está acontecendo em Natal, contou na manhã desta quinta-feira (8), com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, quando foi realizada a abertura solene do encontro. O evento, que teve início nesta quarta-feira (7), prossegue até sexta (9), no Hotel Pirâmide.

O ministro veio fazer uma explanação do Plano de Ação para a Educação. Antes, o titular do MEC falou sobre a situação da educação no país. Ele convocou todos os gestores para trabalharem juntos na melhoria da qualidade da educação. “Melhorar a educação só será possível com a parceira entre prefeitos, governadores e secretários de Educação”, disse.

Com relação ao piso nacional do magistério, de R$ R$ 1.451, o ministro ressaltou que a recuperação do piso deve ser compatível com a situação orçamentária dos Estados e dos Municípios. “Temos que abrir uma negociação para que seja um processo equilibrado. Temos que ter uma negociação para construir um caminho que não desequilibre o sistema”.

A governadora Rosalba Ciarlini falou que a presença do ministro é de grande importância. “Fizemos questão de trazer esse evento aqui para Rio Grande do Norte, pois é uma oportunidade de mostrar o quanto nós priorizamos a Educação”.  Rosalba destacou também a importância do debate entre os gestores. “Os secretários de Educação estão discutido os problemas comuns aos Estados. A presença do ministro na reunião é a oportunidade para que se possa expor, dialogar e reivindicar uma atenção especial, para que se possa realizar realmente a grande transformação que se almeja na educação”. A governadora lembrou que aqui no estado essa transformação já foi iniciada. “Estamos valorizando o professor, a escola, melhorando as condições de ensino de trabalho, tendo o aluno em primeiro lugar”.

Aproveitando a presença de Aloizio Mercadante, Rosalba Ciarlini fez uma reivindicação: “Lutamos muito para conseguir com a nossa bancada federal as emendas parlamentares para a educação. Por isso, ministro, gostaria de pedir que agilizasse a liberação por entender que o orçamento da educação vai ser preservado, como garantiu a presidenta Dilma Rousseff. Precisamos desses recursos para comprar mais equipamentos, mais transportes, construir novas escolas e fazer várias outros investimentos na área”.

“Estamos discutindo os grandes desafios enfrentados, principalmente na questão da valorização da Educação” disse a secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho. “É o momento crucial para que a gente possa avançar no sentido de dar mais credibilidade à educação pública. Os secretários estão focados nesta questão, de como garantir a qualidade com investimento, priorizando a valorização dos professores”, avaliou a secretária.

Governo do Estado assina convênio para aceleração de estudo para jovens e adultos

Durante a sessão solene de abertura da I Reunião Ordinária do Consed, o Governo do Estado assinou um convênio com a Fundação Roberto Marinho para a implantação do programa Telecurso.

O programa tem previsão de começar em abril e vai oferecer oportunidade de aceleração de ensino para jovens e adultos em distorção idade/ano escolar. Na primeira fase, 10.500 alunos vão acompanhar as aulas nas escolas da rede estadual e 500 professores serão formados pela metodologia do Telecurso.

O programa estará presente em 10 Diretorias Regionais de Educação (Direds): Natal, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, Macau, Angicos, Assu, Mossoró Umarizal, Pau dos Ferros e João Câmara.

O convênio foi assinado pela governadora Rosalba Ciarlini; a secretária Betânia Ramalho; o superintendente executivo da Fundação Roberto Marinho, Nelson Savioli, e pela gerente geral de Educação da fundação, Vilma Guimarães.

 

Deixar um comentário