Natal sedia Seminário de Avaliação da Prova Brasil

A partir desta quinta-feira, 29, Natal é sede do Seminário SAEB/Prova Brasil, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura. O evento será realizado até a sexta-feira, 30, no auditório do Praiamar Hotel, em Ponta Negra, para discutir a aplicação e o plano de divulgação de resultados do SAEB/Prova Brasil 2011.

O subcoordenador de avaliação educacional da Secretaria de Educação, Afonso Gomes Filho, destaca a importância do seminário, lembrando que é da Prova Brasil de onde saem os resultados utilizados pelo Índice de Desenvolvimento Escolar (IDEB), que deverá ser atualizado até o final do primeiro semestre deste ano.

A programação do evento será aberta às 8h30, com o credenciamento e a abertura oficial. Pela manhã, haverá ainda a avaliação da aplicação do SAEB/Prova Brasil 2011, com a formação de grupos de discussão para consolidar os apontamentos de estados e municípios.

A partir das 14h, os grupos de discussão apresentarão suas sínteses e às 20h, o pesquisador Rogério Junqueira, do Inep, fará palestra sobre o atendimento diferenciado no SAEB/Prova Brasil.

Na sexta-feira, 20, a programação será retomada às 9h, com o Plano de Divulgação de Resultados e a palestra do professor Francisco Soares, da UFMG, sobre a interpretação e utilização dos resultados das avaliações em larga escala.

Às 13h30, na sexta-feira, vai ocorrer a avaliação dos instrumentos de divulgação, seguida pela plenária, a elaboração dos encaminhamentos e o encerramento do seminário.

SAEB/PROVA BRASIL

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é composto por duas avaliações complementares. A primeira abrange de maneira amostral os estudantes da rede pública e privada do país, matriculados no 5º e 9º ano do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio. Nesses estratos, os resultados são apresentados para cada Unidade da Federação, Região e para o Brasil como um todo.

A segunda é aplicada censitariamente com alunos de 5º e 9º ano do ensino fundamental público, nas redes estaduais, municipais e federais, em escolas que tenham no mínimo 20 alunos matriculados na série avaliada. Nesse estrato, a avaliação recebe o nome de Prova Brasil e oferece resultados por escola, município, Unidade da Federação e país. Esses resultados também são utilizados no cálculo do Ideb.

As avaliações que compõem o SAEB são realizadas a cada dois anos, quando são aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática, além de questionários socioeconômicos aos alunos participantes e à comunidade escolar. A última aplicação ocorreu no final de 2011.

Mais informações:

Assecom Educação: 3232.1323/1324

Deixar um comentário