Segurança da Informação é tema de palestra na Assembleia

Quais as leis que regem a segurança da informação? Este e outros questionamentos serão abordados pelo especialista Gilberto Martins de Almeida, que atua há quase trinta anos em casos que envolvem crimes digitais, na palestra que está sendo promovida pela Secretaria de Informática da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (13), às 15h, no plenarinho da Casa.

O evento terá a participação de profissionais de tecnologia da informação e da área jurídica do próprio parlamento e de diversas instituições do RN, como o Tribunal de Contas, Consultoria Geral, Procuradoria Geral, Ministério Público, entre outras. Faz parte do projeto de análise e gestão de riscos englobando tecnologia, pessoas e processos, que inclui uma série de treinamentos para o quadro técnico, que vem sendo realizado pela Secretaria de Informática da ALRN .O primeiro curso foi o de gestão de segurança da informação, em fevereiro e o próximo será o de Gestão de Riscos, previsto para este mês.

“Na formação de um gestor de segurança, é indispensável o conhecimento de leis que regem a Segurança da Informação. Os profissionais da área devem estar mais cientes e informados sobre a legislação em Segurança e TI e a palestra tem como objetivo orientar e capacitar os participantes para diagnosticar e elaborar Políticas e Normas de Segurança da Informação, diagnosticar situações de incidentes, bem como criar situações de prevenção, contenção e reação, atendendo ainda aos preceitos legais”, disse o secretário de informática da ALRN, Adriano Motta.

Palestrante

Gilberto Martins é mestre em direito pela USP e doutor em Direito Civil pela Universidade de Buenos Aires. Foi o responsável por introduzir a disciplina “Direito da Informática” no meio acadêmico brasileiro, a qual leciona em diversas instituições. Atualmente é membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Direito da Informática e Telecomunicações, consultor da ONU, conselho da Europa e de outras organizações internacionais para estudos e pesquisas em temas legais relacionados à internet e para elaboração de normas comunitárias regionais ou nacionais sobre tais temas.

Assessoria de Comunicação da ALRN

Deixar um comentário