Banco Mundial finaliza 2ª missão do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do RN

O Diretor de Operações do Banco Mundial para o Brasil, Boris Utria, e Fátima Amazonas, especialista sênior em Desenvolvimento Rural do Banco participaram na manhã desta quinta-feira (26) de uma reunião com a Governadora Rosalba Ciarlini e os secretários de Estado envolvidos no projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do RN, que fortalecerá o programa de Governo RN Mais Justo. O ato finalizou a 2ª Missão de Preparação do Projeto com o Banco, que envolveu mais de 140 técnicos do Governo do RN. A primeira missão foi de 09 a 13 de janeiro deste ano e a terceira já ocorrerá na primeira quinzena de julho.

 “Governadora Rosalba Ciarlini, seu esforço para conseguir equilibrar as finanças do Estado e obter condições favoráveis para esta linha de financiamento está surtindo os efeitos esperados”, disse Fátima Amazonas. O programa pleiteia do Banco Mundial U$ 540 milhões, sendo U$ 360 milhões em cinco anos e U$ 180 milhões em dois anos.  Fátima Amazonas destacou que neste primeiro momento serão priorizados os programas que já estão com os projetos prontos e que precisam ser executados antes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, entre os quais os de infra-estrutura turística.

 “Quero fazer um elogio à equipe do Governo do RN pela qualidade da Nota Conceitual do projeto apresentado. O documento permitiu uma maior agilidade na aprovação por parte do Banco Mundial na última sexta-feira 20 de abril” disse Fátima Amazonas à Governadora, que estava acompanha na reunião dos secretários Obery Rodrigues (Planejamento), Benito Gama (Desenvolvimento Econômico), Luiz Eduardo Carneiro (Trabalho e Ação Social), Betinho Rosado (Agricultura), Aldair da Rocha (Segurança), Alexandre Mulatinho (Comunicação), Demétrio Torres (DER e Secopa), Alber Nóbrega (Administração), do adjunto do Turismo Eduardo Bulhões e da chefe de gabinete da Educação, Gizele Almeida.

A governadora Rosalba Ciarlini destacou que ao longo do ano estas missões do Banco Mundial serão mais frequentes para fazer análises prévias para cumprir etapas e, no prazo mais rápido possível, poder habilitar o Estado a receber os recursos desse empréstimo. “Sempre acompanhei o Banco Mundial participando do processo de desenvolvimento do nosso país. Ao ganhar a eleição, antes mesmo de assumir, fui ao Banco Mundial dizer da nossa vontade de ter esse bom relacionamento. Fui a Washington (EUA) apresentar o projeto voltado para o desenvolvimento para que pudéssemos plantar aqui as sementes que vão prosperar no futuro. Tivemos a autorização da COFIEX/Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que aprovou a Carta Consulta. Formulamos os projetos, com todos os seus detalhamentos, para que nós possamos, a partir do segundo semestre, finalizar o processo para no início de 2013 iniciarmos a execução”, explicou a governadora Rosalba Ciarlini.

De acordo com o secretário de Estado de Planejamento e Finanças, Obery Rodrigues, os projetos têm dois componentes: o componente “A”, de cunho sócio-econômico, que incentiva a produção com acesso a mercados, através de cadeias produtivas do estado, ao mesmo tempo desenvolvendo infra-estruturas que melhorem a logística de escoamento dessa produção. Já o componente “B” diz respeito à modernização dos processos de gestão pública e a reorganização da máquina administrativa com foco na melhoria da prestação de serviços à sociedade.

“A expectativa do estado é que até novembro o projeto já esteja contratado. A unidade gestora central funcionará na Secretaria de Estado do Planejamento e Finanças. Vamos trabalhar envolvendo as secretarias de Estado da Agricultura, do Turismo, do Desenvolvimento Econômico, da Assistência Social, da Educação, da Saúde e o Departamento de Estradas de Rodagens”, afirmou Obery Rodrigues.

Rosalba Ciarlini reiterou o compromisso do governo do RN em investir na erradicação da pobreza extrema no estado e fortalecer iniciativas e projetos com vistas resultados duradouros. “Esse é o tipo de iniciativa cujos resultados são duradouros e através do desenvolvimento do trabalho das próprias comunidades”, afirmou a Governadora.

Deixar um comentário