Deputado Fábio Dantas faz relato da preocupação de produtores de cana com a seca

O deputado Fábio Dantas-PHS fez nesta quarta feira um relato da preocupação dos produtores de cana do Estado, manifestada em reunião realizada ontem na Federação da Agricultura-FAERN, onde foram apresentadas algumas sugestões para o enfrentamento da seca nas áreas produtivas.

Ele disse que os produtores estão muito aflitos porque está faltando água e em breve a alimentação vai começar a faltar para o rebanho. O deputado solicitou uma reunião da Federação com a governadora, o secretário de Agricultura, a EMATER, a Cooperativa dos Plantadores e o Sindicato para apresentação de sugestões.

“Alguns pontos são emergenciais, como a abertura de chafariz nas adutoras; perfuração de poços; permissão para instalação de tanques gaiolas em açudes do Estado para produção de riqueza para os pequenos agricultores e a implementação imediata de um programa de distribuição de comida”, afirmou.

Outras sugestões levantadas pelos produtores, de acordo com o deputado, são a suspensão de multas do IDEMA por queima do xique xique; liberação para o plantio de capim nas margens dos açudes e a imediata liberação do seguro safra.

Fábio Dantas disse ainda que em 2010 vieram mais de 100 tratores para os municípios e eles precisam ser utilizados na atividades agrícolas, porque muitos estão servindo para outros serviços.

“Uma outra coisa que precisa ser feito de imediato é a perfuração de poços, pois o Estado dispõe de perfuratrizes modernas para esse trabalho. Também há a necessidade de instalação dos equipamentos para colocar em funcionamento os poços que já foram perfurados e que não estão em atividade”, disse.

O deputado defendeu, também, a criação de uma linha emergencial de crédito para pequenos agricultores, como uma forma de convivência com a seca que atinge o Estado.

 

Deixar um comentário