Entidades estudantis pedem apoio da Casa a projetos que beneficiam a Educação

Uma moção de apoio da Assembleia Legislativa ao projeto que fixa em 50% o percentual de royalties de pré sal para a Educação, uma audiência para debater a UERN e a participação de estudantes no Conselho Estadual de Educação. Estes foram o tema de reunião entre o presidente da Assembleia Legislativa e o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu, nesta tarde (24).

Além de Daniel, também participaram o subsecretário de Juventude do RN, Manassés Duarte, o presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (Umes), Whanderley Costa e o vice-presidente regional da UNE-RN, Ramon Alves.

Ricardo Motta se comprometeu, em nome dos demais deputados, a dar apoio aos projetos, dentro das limitações de competência da Casa: “Digo sim, porque reconheço a luta e o trabalho de vocês por melhores condições na Educação e nós iremos dar apoio dentro do que for pó possível nosso papel de legislar”, disse o presidente.

O projeto encampado pela UNE é asa PL 2565/201, de relatoria do deputado federal Carlos Zarattini, que trata da destinação de 50% dos royalties do petróleo para investimentos na educação.             Além desta reivindicação, os estudantes solicitaram apoio da Casa para que seja revista a composição do Conselho Estadual de Educação, que ainda não tem representação dos estudantes.

Eles também solicitaram que a Assembleia promova uma audiência pública para discutir as questões da UERN, principalmente a possibilidade da universidade estadual adotar a seleção através do Enem, a exemplo de outras instituições de ensino superior. “Os alunos da rede pública não tem condições financeiras de pagar a taxa de inscrição em vários vestibulares, muito menos de se deslocar para concorrer em várias universidades, dificultando seu acesso ao ensino superior”, disse Daniel.

Deixar um comentário