Governadora faz palestra sobre Copa do Mundo 2014

Durante sua participação no Seminário Motores do Desenvolvimento, na manhã desta segunda-feira (16), a governadora Rosalba Ciarlini apresentou a palestra “A Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 no RN e as ações do Governo”, onde destacou as medidas tomadas para a preparação e realização do evento no Rio Grande do Norte.

Rosalba Ciarlini começou fazendo um histórico da participação do Estado na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, desde o momento da escolha de Natal como Cidade-Sede, passando pelos momentos de dificuldades no final da gestão anterior, quando a cidade estava ameaçada de ficar de fora do mundial de futebol, e ressaltou a união da classe política potiguar que se mobilizou para oferecer um novo projeto à FIFA e ao COL, garantindo Natal como Cidade-Sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

“Não vamos nos concentrar muito no descrédito que a população e investidores tinham em relação à capacidade de Natal de sediar a Copa do Mundo. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, conseguimos estabelecer a nossa capital como Cidade-Sede da Copa, através de um trabalho sério e comprometimento com o projeto que apresentamos. Mesmo antes de assumir o governo, tornei a Copa uma prioridade da minha gestão, e os resultados logo começaram a chegar, com os investimentos dos setores públicos e privados”, destacou.

A Governadora abordou o desenvolvimento das obras do Governo do Estado para a preparação para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, apresentando os detalhes da situação de cada uma e também dos investimentos que serão aplicados na melhoria da infraestrutura do Estado.

“A Copa foi fundamental para a atração de investimentos para o nosso estado, especialmente no que se refere à melhoria da mobilidade urbana. A obra de prolongamento da Avenida Prudente de Morais, importantíssima para a mobilidade da cidade, já está em andamento e deverá ter seus túneis liberados para a população ainda neste primeiro semestre de 2012. A reestruturação da Avenida Engenheiro Roberto Freire também é uma obra fundamental para a ligação dos setores da cidade com o principal corredor hoteleiro do Estado. Este projeto teve que ser ampliado para atender à demanda dos próximos 25 anos e deverá ser liberado já no final deste mês. Temos também a construção dos acessos do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que irão ligá-lo às rodovias que atendem a todo o país”.

Segundo Rosalba Ciarlini, a própria chegada do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, do Terminal de Passageiros de Natal e do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) foram conquistas do Rio Grande do Norte relacionadas ao seu status de Cidade-Sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

“O governo do Estado também assumiu como prioridade as obras que não estavam inclusas na Matriz de Responsabilidade, por entender a importância que elas têm para o desenvolvimento do Estado, não apenas no momento Copa, mas que farão parte do legado que o evento deixará para nós”.

Para a Governadora, além das obras de infraestrutura, o grande legado que a Copa do Mundo da FIFA deixará para o Rio Grande do Norte é a exposição que o Estado terá no mundo inteiro. “Como uma cidade essencialmente turística, a exposição espontânea que Natal e o restante do Estado terão não tem nem como mensurar. Para se ter uma ideia, só de jornalistas são esperados cerca de três mil em Natal. A exposição de Natal no mundo será fundamental para o crescimento da nossa economia, do nosso turismo, e da nossa cultura”, finalizou a Governadora.

 

Deixar um comentário